Com a entrada em operação comercial do Complexo Fotovoltaico Novo Oriente, localizado no município de Ilha Solteira, em São Paulo, o Brasil ultrapassou os 20 GW de capacidade instalada de geração solar centralizada. A última usina do complexo, controlado pela EDP, entrou em operação em dezembro. Juntas, as usinas totalizam 254,50 megawatt (MW) de capacidade instalada. Parte do complexo atenderá o consumo da rede McDonald’s em um contrato de autoprodução.
Ao todo, o Brasil adicionou 2,816 GW de capacidade solar centralizada em 2025, com um total de 63 usinas conectadas ao Sistema Interligado Nacional.
Com investimento avaliado em R$ 1,22 bilhão, o complexo solar integra a carteira de empreendimentos do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) e contou com a geração de 11.718 postos de trabalho, diretos e indiretos, durante a construção do empreendimento.
O parque conta com 82 unidades geradoras, divididas em seis usinas, que se enquadram no Regime Especial de Incentivos para o Desenvolvimento da Infraestrutura (REIDI), programa do Governo do Brasil que concede incentivos fiscais para empreendimentos de infraestrutura no país.
O licenciamento ambiental foi conduzido pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), órgão responsável por verificar a conformidade do projeto. A iniciativa representa mais energia limpa e renovável compondo a matriz de geração de energia elétrica brasileira e fortalecendo a transição energética.
Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.





Ao enviar este formulário, você concorda com a pv magazine usar seus dados para o propósito de publicar seu comentário.
Seus dados pessoais serão apenas exibidos ou transmitidos para terceiros com o propósito de filtrar spam, ou se for necessário para manutenção técnica do website. Qualquer outra transferência a terceiros não acontecerá, a menos que seja justificado com base em regulamentações aplicáveis de proteção de dados ou se a pv magazine for legalmente obrigada a fazê-lo.
Você pode revogar esse consentimento a qualquer momento com efeito para o futuro, em cujo caso seus dados serão apagados imediatamente. Ainda, seus dados podem ser apagados se a pv magazine processou seu pedido ou se o propósito de guardar seus dados for cumprido.
Mais informações em privacidade de dados podem ser encontradas em nossa Política de Proteção de Dados.