Mesmo sofrendo com altos cortes de geração ao longo do ano, as usinas solares centralizadas continuaram ampliando seu papel no atendimento à demanda por energia elétrica no Brasil, atingindo novos recordes em 2025. De acordo com dados disponibilizados pelo Operador Nacional do Sistema, que não incluem a micro e minigeração (MMGD), as centrais fotovoltaicas de grande porte atenderam 15,38% da demanda nacional em novembro deste ano, chegando a suprir 17,17% da carga no dia 29/11 e a 47,6% às 11 horas do dia 27/11.
Concentradas principalmente no Nordeste, as grandes usinas chegaram a atender 102% da carga desse subsistema às 12 horas do dia 23/03, com exportação do excedente para os demais subsistemas. Mais recentemente, no dia 15/12, a fonte solar bateu o recorde de atendimento à demanda diária da região, chegando a suprir 34,41% da carga naquele dia. Em novembro, foi responsável por atender 27,36% da demanda mensal no Nordeste.
A solar também atingiu novos recordes de atendimento à demanda do Sudeste/Centro-Oeste em novembro, chegando a suprir 14,01% da demanda mensal do subsistema, além de 16,75% da demanda diária da região no dia 29/11.
Os recordes ocorrem enquanto o Operador Nacional do Sistema projeta um aumento do nível de cortes de geração da fonte solar, que deve chegar a 27% em 2030. O ONS recomendou que a expansão da geração solar centralizada e distribuída não continue avançando em ritmo superior ao crescimento da carga diurna no SIN.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.






Ao enviar este formulário, você concorda com a pv magazine usar seus dados para o propósito de publicar seu comentário.
Seus dados pessoais serão apenas exibidos ou transmitidos para terceiros com o propósito de filtrar spam, ou se for necessário para manutenção técnica do website. Qualquer outra transferência a terceiros não acontecerá, a menos que seja justificado com base em regulamentações aplicáveis de proteção de dados ou se a pv magazine for legalmente obrigada a fazê-lo.
Você pode revogar esse consentimento a qualquer momento com efeito para o futuro, em cujo caso seus dados serão apagados imediatamente. Ainda, seus dados podem ser apagados se a pv magazine processou seu pedido ou se o propósito de guardar seus dados for cumprido.
Mais informações em privacidade de dados podem ser encontradas em nossa Política de Proteção de Dados.