Um guia para a cadeia de suprimentos de energia solar

Share

Da pv magazine Global

A Solar Stewardship Initiative (SSI) publicou seu primeiro Buyer’s Guide, um documento de 54 páginas elaborado para empresas, desenvolvedores de projetos, investidores e instituições públicas com o objetivo de fortalecer as compras responsáveis ​​no setor de energia solar.

O guia está estruturado em duas partes. Uma seção pública oferece recomendações práticas para compradores, enquanto um apêndice exclusivo para membros inclui modelos, listas de verificação e exemplos de cláusulas contratuais. A colaboração com empresas membros da SSI contribuiu para o desenvolvimento do documento, que visa auxiliar na preparação para novas exigências regulatórias, incluindo obrigações de due diligence, proibições de trabalho forçado e novos padrões de transparência.

A SSI opera como um programa liderado pela indústria, focado na sustentabilidade em toda a cadeia de suprimentos fotovoltaica. A SolarPower Europe e a Solar Energy UK lançaram a iniciativa em 2022 como um sistema de garantia da cadeia de suprimentos para o setor solar, com o objetivo de fortalecer a confiança nas práticas de fabricação, nas condições de fábrica e na rastreabilidade do produto. A estrutura foi projetada para alinhar a fabricação de energia solar com os padrões internacionais ambientais, sociais e de governança (ESG).

A estrutura de avaliação da SSI avalia o desempenho da empresa em governança, ética empresarial, gestão ambiental e direitos humanos e trabalhistas. As empresas membros devem ter duas unidades operacionais avaliadas de acordo com o Padrão ESG por um organismo de certificação acreditado, como a TÜV Rheinland, dentro de 12 meses após a adesão, segundo a iniciativa.

O cadastro da SSI lista atualmente 14 locais certificados operados por fabricantes de módulos fotovoltaicos: Astronergy, Canadian Solar, DMEGC Solar, JA Solar, Jinko Solar, Risen Energy e Trina Solar, de acordo com o site da iniciativa. O processo de avaliação ESG abrange 96 critérios, incluindo 23 critérios para governança e ética empresarial, 21 critérios para desempenho ambiental e 52 critérios para direitos humanos e trabalhistas.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

CPFL Energia abre chamada pública para projetos de armazenamento de energia
26 janeiro 2026 Com inscrições até 8 de fevereiro, o Edital Multitemas prioriza propostas de P&D em armazenamento de energia nas regiões Norte, Nordeste e Centro-...