Da pv magazine Global
A Agência Sueca de Energia concedeu 130 milhões de coroas suecas (13,8 milhões de dólares) à empresa sueca de tecnologia avançada Exeger para apoiar o desenvolvimento e a industrialização de sua tecnologia de células solares de última geração para ambientes internos.
Conhecidas como Powerfoyle, as células solares da Exeger são capazes de transformar a luz, tanto interna quanto externa, em eletricidade. Apresentado como a única célula solar totalmente personalizável do mundo, o produto visa substituir as baterias descartáveis em eletrônicos, oferecendo um design flexível que permite a integração em produtos já existentes.
De acordo com informações no site da empresa, a Powerfoyle é uma evolução das células solares sensibilizadas por corantes. A empresa afirma que sua tecnologia apresenta um material completamente novo com resistência 1.000 vezes menor do que a camada condutora normalmente encontrada em células solares flexíveis, o que significa que células muito maiores podem ser produzidas sem a necessidade de coletores de corrente.
A série Powerfoyle pode ser otimizada para diferentes níveis de luz, combinando diversos corantes e eletrólitos que absorvem luz na célula. Segundo a Exeger, isso garante que a potência máxima seja gerada para corresponder aos níveis de luz típicos de um determinado dispositivo, o que significa que os usuários nunca precisam carregar seus aparelhos.
“Estamos criando uma tecnologia de células solares sem silício que pode substituir milhões de baterias descartáveis, reduzindo a necessidade de matérias-primas essenciais”, comentou Giovanni Fili, CEO e fundador da Exeger. “O apoio do programa nacional Industriklivet [do Sudeste Asiático] é crucial para viabilizar a industrialização dessa tecnologia.”
Um comunicado publicado na página da Exeger no LinkedIn acrescenta que o financiamento “serve como uma forte confirmação de que nossa estratégia e nosso compromisso contínuo com a construção de uma nova indústria de energia sustentável na Suécia estão no caminho certo”.
A SEA acrescentou que a tecnologia da Exeger é baseada em pesquisa sueca, com as células solares produzidas por meio de uma cadeia de suprimentos predominantemente europeia. “Investimentos em novas tecnologias de células solares abrem caminho para soluções inovadoras que podem apoiar a transição para um sistema energético sustentável”, comentou Klara Helstad, vice-chefe do Departamento de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento de Negócios da agência. “A tecnologia da Exeger pode ajudar a reduzir o uso de baterias descartáveis, além de diminuir a extração de matérias-primas essenciais.”
No início de novembro, a Exeger anunciou que havia garantido pelo menos 160 milhões de coroas suecas em financiamento para o segundo semestre de 2025.
Ao enviar este formulário, você concorda com a pv magazine usar seus dados para o propósito de publicar seu comentário.
Seus dados pessoais serão apenas exibidos ou transmitidos para terceiros com o propósito de filtrar spam, ou se for necessário para manutenção técnica do website. Qualquer outra transferência a terceiros não acontecerá, a menos que seja justificado com base em regulamentações aplicáveis de proteção de dados ou se a pv magazine for legalmente obrigada a fazê-lo.
Você pode revogar esse consentimento a qualquer momento com efeito para o futuro, em cujo caso seus dados serão apagados imediatamente. Ainda, seus dados podem ser apagados se a pv magazine processou seu pedido ou se o propósito de guardar seus dados for cumprido.
Mais informações em privacidade de dados podem ser encontradas em nossa Política de Proteção de Dados.