O Brasil adicionou 2.464 MW de capacidade solar fotovoltaica em usinas de geração centralizada em 2025, até novembro, com 53 usinas conectadas. O volume representa 36% da nova potência de geração elétrica centralizada com operação iniciada entre janeiro e novembro, que totalizou 6.751 MW. Também representa uma considerável desaceleração na comparação com 2024: em igual período do ano passado, a fonte solar adicionou 5.344 MW de capacidade, representando 51% da expansão.
A fotovoltaica liderou a expansão da geração centralizada ao longo do ano, seguida por quatro térmicas a combustíveis fósseis, que adicionaram 1.761 MW, 37 eólicas (1.537 MW), nove térmicas a biomassa (732 MW), 11 pequenas centrais hidrelétricas (199,3 MW), uma usina hidrelétrica (50 MW) e uma central geradora hidrelétrica (6,70 MW).
Em novembro, todas as usinas que entraram em operação comercial no Brasil são solares fotovoltaicas, sendo quatro em Minas Gerais (176,40 MW) e uma no Ceará (9,82 MW). Os dados fazem parte do Relatório de Acompanhamento da Expansão da Oferta de Geração de Energia Elétrica (Ralie) mantido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Capacidade total de usinas centralizadas é de 215,6 GW
Em primeiro de dezembro, o Brasil somou 215.576,6 MW de potência fiscalizada, de acordo com dados do Sistema de Informações de Geração da Aneel atualizado diariamente com dados de usinas em operação e de empreendimentos outorgados em fase de construção. Desse total em operação, ainda de acordo com o SIGA, 84,45% da potência instalada é de fonte renovável.
Geração distribuída
A capacidade de micro e mini geração distribuída — que compreende usinas de até 5 MW cada não despacháveis pelo Operador Nacional do Sistema — adicionada no Brasil entre janeiro e novembro de 2025 superou a geração geração centralizada, somando 6.843 MW, dos quais 6.829 MW da fonte solar. Com isso, a fonte solar já adicionou 9.293 MW em nova capacidade em 2025, até novembro, de acordo com dados da Aneel. Os dados sobre geração distribuída tem uma defasagem e a capacidade adicionada registrada nesse segmento ainda pode aumentar.
Considerando geração centralizada (6.751 MW) e geração distribuída (6.843 MW), a capacidade adicionada no Brasil em 2025 até novembro foi de 13.594 MW, dos quais 68% (9.293 MW) da fonte solar.
Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.






Ao enviar este formulário, você concorda com a pv magazine usar seus dados para o propósito de publicar seu comentário.
Seus dados pessoais serão apenas exibidos ou transmitidos para terceiros com o propósito de filtrar spam, ou se for necessário para manutenção técnica do website. Qualquer outra transferência a terceiros não acontecerá, a menos que seja justificado com base em regulamentações aplicáveis de proteção de dados ou se a pv magazine for legalmente obrigada a fazê-lo.
Você pode revogar esse consentimento a qualquer momento com efeito para o futuro, em cujo caso seus dados serão apagados imediatamente. Ainda, seus dados podem ser apagados se a pv magazine processou seu pedido ou se o propósito de guardar seus dados for cumprido.
Mais informações em privacidade de dados podem ser encontradas em nossa Política de Proteção de Dados.