Novo valor de referência de O&M da tecnologia fotovoltaica para reembolso da CCC

Share

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou, na terça-feira (2/12), a atualização do valor de referência para o Custo de Operação e Manutenção (O&M) de centrais geradoras fotovoltaicas, utilizado para reembolso pela Conta de Consumo de Combustíveis (CCC) em sistemas isolados. A decisão é resultado da Consulta Pública (CP) 36/2024, que recebeu 41 contribuições de 15 entidades.

Após análise técnica, que considerou dados atualizados dos custos de operação e manutenção dos Sistemas Individuais de Geração de Energia Elétrica com Fonte Intermitente (SIGFIs) e dos Microssistemas Isolados de Geração e Distribuição de Energia Elétrica (MIGDIs), a Aneel definiu o novo valor de referência em R$ 9.233,09/MWh (base setembro/2025). O valor anterior, vigente em junho de 2025, era de R$ 11.267,89/MWh, representando uma redução de aproximadamente 21,9%, alinhando-se à tendência de queda dos custos de implantação e manutenção da tecnologia solar fotovoltaica.

A atualização do valor de referência busca garantir maior eficiência na alocação dos recursos da CCC, promover a modicidade tarifária e assegurar a sustentabilidade dos sistemas isolados, sem comprometer a qualidade do serviço prestado à população.

A fonte solar vem ampliando sua participação no atendimento aos sistemas isolados, que não estão conectados à rede nacional e que em sua maioria são abastecidos por geradores à diesel. O custo da geração para atendimento aos sistemas isolados é rateado entre todos os consumidores brasileiros através da cobrança da CCC.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Nova Era Solar Enki obtém licença prévia para 100 MW de solar flutuante
02 dezembro 2025 O projeto Complexo Fotovoltaico Flutuante Anta é composto por 20 usinas fotovoltaicas flutuantes de 5 MW cada, totalizando 100 MW, e será instalado no...