JinkoSolar atinge recorde mundial com eficiência de 27,79% para células solares TOPCon

Share

Da pv magazine Global

A fabricante chinesa de módulos fotovoltaicos JinkoSolar estabeleceu um novo recorde mundial de eficiência de células solares TOPCon do tipo N, atingindo 27,79%. A conquista foi verificada de forma independente pelo laboratório alemão Institute for Solar Energy Research Hamelin (ISFH) .

Em junho, a empresa já havia estabelecido um recorde para o mesmo tipo de célula tipo n de 182mm, com eficiência de 27,02%, certificada pelo National Photovoltaic Industry Measurement and Testing Center (NPVM) da China.

A empresa afirmou que o novo recorde foi alcançado por meio de uma camada ultrafina de tunelamento de óxido de silício e contatos passivados com polissilício dopado, que suprimem a recombinação de portadores. Isso foi ainda mais apoiado por novos materiais de passivação, redução de perdas ópticas e aprimoramento da metalização.

Em junho, afirmou que um processo de hidrogenação desenvolvido em colaboração com parceiros de pesquisa e desenvolvimento não especificados foi fundamental para a conquista, juntamente com metalização ultrafina, um processo avançado de difusão e várias atualizações de materiais.

Em outubro de 2022, a eficiência desse dispositivo ainda era de 26,1%.

Até 2028, a JinkoSolar espera ultrapassar a limiar de 28%, segundo um recente white paper.

Em janeiro, a empresa alcançou uma eficiência de conversão de energia de 33,84% para uma célula solar tandem de perovskita-silício baseada em wafers do tipo n.

A empresa afirmou que os resultados foram certificados pelo Instituto de Microssistemas e Tecnologia da Informação de Xangai, sob a Academia Chinesa de Ciências (CAS). Em suas tentativas anteriores, a JinkoSolar alcançou uma eficiência de célula de 33,24% para a mesma configuração de dispositivo.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Nova Era Solar Enki obtém licença prévia para 100 MW de solar flutuante
02 dezembro 2025 O projeto Complexo Fotovoltaico Flutuante Anta é composto por 20 usinas fotovoltaicas flutuantes de 5 MW cada, totalizando 100 MW, e será instalado no...