A Nova Era Solar Enki recebeu do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em 28,11, a Licença Prévia n° 722/2025, com validade de 5 anos, para o projeto Complexo Fotovoltaico Flutuante Anta, composto por 20 usinas fotovoltaicas flutuantes de 5 MWac, totalizando 100 MWac, situada no espelho d’água da UHE Anta, nos estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais.
A usina hidrelétrica Anta, operada por Furnas, tem 28 MW de capacidade e funciona em conjunto com a UHE Simplício, construída no rio Paraíba do Sul, na divisa entre Minas Gerais e Rio de Janeiro, com mais 305,7 MW.
A área física de implantação da usina flutuante corresponde a 110 hectares, incluindo as 20 usinas de geração e a infraestrutura associada.
Se apenas 1% da superfície dos reservatórios hidrelétricos brasileiros fosse ocupada por solar flutuante, até 38 GW poderiam ser adicionados à matriz elétrica nacional, segundo estimativa da PSR. Já o potencial com viabilidade econômica seria de 17 GW a 24 GW, a depender do modelo de remuneração. Há vantagens operacionais na instalação de sistemas solares flutuantes em reservatórios, que podem reduzir a evaporação da água entre 30% e 50%, dependendo da área coberta, contribuindo com a conservação de água para a geração hidrelétrica.
Itaipu iniciou em setembro a instalação de uma ilha solar de 1 MW em seu reservatório. Mas a hidrelétrica poderia quase dobrar sua potência de geração instalando uma usina solar flutuante em 10% da superfície do seu reservatório, de acordo com outra estimativa divulgada pela PSR.
Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.





Ao enviar este formulário, você concorda com a pv magazine usar seus dados para o propósito de publicar seu comentário.
Seus dados pessoais serão apenas exibidos ou transmitidos para terceiros com o propósito de filtrar spam, ou se for necessário para manutenção técnica do website. Qualquer outra transferência a terceiros não acontecerá, a menos que seja justificado com base em regulamentações aplicáveis de proteção de dados ou se a pv magazine for legalmente obrigada a fazê-lo.
Você pode revogar esse consentimento a qualquer momento com efeito para o futuro, em cujo caso seus dados serão apagados imediatamente. Ainda, seus dados podem ser apagados se a pv magazine processou seu pedido ou se o propósito de guardar seus dados for cumprido.
Mais informações em privacidade de dados podem ser encontradas em nossa Política de Proteção de Dados.