O maior sistema fotovoltaico dobrável em telhados do mundo entra em operação na Suíça

Share

Da pv magazine Global

Um telhado fotovoltaico dobrável de 3,6 MW foi inaugurado na estação de tratamento de águas residuais de Thunersee, no cantão suíço de Berna.

Com uma área de superfície de módulo que ultrapassa 23.000 metros quadrados, é a maior instalação desse tipo no mundo, segundo o projeto desenvolvido pela dhp Technology.

O telhado modular dobrável abrange várias bacias de tratamento, permitindo que o local existente cumpra duas funções: tratamento de águas residuais no nível do solo e geração de energia solar aérea.

A dhp Technology espera que o sistema produza cerca de 3 GWh de eletricidade por ano, com a maior parte consumida no local. A tecnologia do teto dobrável é derivada da comprovada engenharia suíça de teleférico, observou a empresa. Durante eventos climáticos extremos, como tempestades, neve ou granizo, o telhado solar se retrai automaticamente para proteção.

“Este projeto demonstra como podemos avançar na transição energética de forma pragmática e eficaz”, disse Ingo Schoppe, Diretor-Geral da estação de tratamento de esgoto de Thunersee. “Estamos utilizando o espaço existente de forma inteligente e, assim, estamos contribuindo de forma significativa para a segurança do suprimento, eficiência econômica e proteção climática.”

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

State Grid anuncia R$ 800 milhões para instalar solar junto a usinas eólicas no RN
29 dezembro 2025 Companhia opera, através da CPFL Geração, 843,3 MW de capacidade eólica no Rio Grande do Norte. Como novos investimentos em geração fotovoltaica, deve...