Durante audiência pública na Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados (CREDN) nesta quarta-feira (15/10) o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, anunciou que o governo planeja realizar um leilão para baterias ainda em 2025, em dezembro. A reunião discutiu temas relacionados à política energética brasileira, às relações bilaterais em energia e à segurança do Sistema Interligado Nacional (SIN).
“Nós temos um grande desafio do setor elétrico que é o crescimento enorme das renováveis, o que cria uma instabilidade no sistema, não só no Brasil, mas no mundo inteiro”, disse Silveira. “Acabou de ter um problema sério na Espanha e em Portugal por causa dessa instabilidade, que só será resolvido com a bateria. Nós vamos poder literalmente agora armazenar o vento com a bateria. E eu quero anunciar em primeira mão que nós vamos fazer o primeiro leilão de bateria, de BESS, agora em dezembro desse ano ainda. Será um leilão histórico, vão participar as indústrias do mundo inteiro”.
Silveira também citou a expansão da capacidade de transmissão de energia para garantir a estabilidade do sistema. Em dezembro de 2023, foram contratados R$ 74 bilhões em projetos de transmissão. A expectativa é que, uma vez concluídas até o final de 2028, essas obras atenuem os cortes de energia.
“Há um descasamento entre transmissão e geração e nós estamos exatamente fazendo esse casamento com o fortalecimento da transmissão para que a gente possa continuar sendo o berço das energias renováveis”, disse o ministro. “A energia intermitente não dá segurança energética. Nós já tivemos noites em que produzimos 10 GW de energia eólica. E teve noites que nós produzimos 0,5 GW. (…) Por isso vamos fazer o primeiro leilão de bateria esse ano, para a gente começar a implementar a bateria no Brasil e estabilizar o sistema”.
Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.
Ao enviar este formulário, você concorda com a pv magazine usar seus dados para o propósito de publicar seu comentário.
Seus dados pessoais serão apenas exibidos ou transmitidos para terceiros com o propósito de filtrar spam, ou se for necessário para manutenção técnica do website. Qualquer outra transferência a terceiros não acontecerá, a menos que seja justificado com base em regulamentações aplicáveis de proteção de dados ou se a pv magazine for legalmente obrigada a fazê-lo.
Você pode revogar esse consentimento a qualquer momento com efeito para o futuro, em cujo caso seus dados serão apagados imediatamente. Ainda, seus dados podem ser apagados se a pv magazine processou seu pedido ou se o propósito de guardar seus dados for cumprido.
Mais informações em privacidade de dados podem ser encontradas em nossa Política de Proteção de Dados.