Complexo Fotovoltaico Dunamis entra em operação no Rio Grande do Norte

Share

O Complexo Fotovoltaico Dunamis entrou em operação no município de Santana do Matos, Rio Grande do Norte. Composto por 36 unidades geradoras, distribuídas em quatro usinas – Dunamis I a IV –, o empreendimento soma 117,54 megawatts (MW) de capacidade instalada.

O projeto, que faz parte do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) do Governo Federal, conta com um investimento estimado de R$ 569 milhões, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social da região.

A conexão do complexo à Rede Básica ocorre por meio de instalações de interesse restrito, composta por uma subestação elevadora e uma linha de transmissão em 230 kV, em circuito duplo, com aproximadamente 100 metros de extensão.

O licenciamento ambiental foi conduzido pelo Instituto do Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (IDEMA-RN), que emitiu as Licenças de Operação (LO) para as usinas e para a linha de transmissão associada.

Até o o final de setembro, o Brasil acrescentou 1,718 GW de capacidade de geração solar centralizada à sua matriz elétrica, contra 4 GW em igual período de 2024.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Carros elétricos aumentam o consumo de energia no Brasil
13 outubro 2025 Diante do crescimento, o Ministério de Minas e Energia planeja criar a Secretaria Nacional de Eletromobilidade. O licenciamento de VEs saltou de 1,9 m...