Preços de módulos solares devem subir 9% no quarto trimestre, diz Wood Mackenzie

Share

Da pv magazine Global 

A Wood Mackenzie prevê que os preços dos módulos solares aumentarão até 9% no quarto trimestre deste ano, impulsionados por três fatores: a consolidação planejada da indústria chinesa de polissilício, cortes na produção em toda a cadeia de valor e o cancelamento do desconto de 13% do IVA sobre exportações da China a partir de outubro.

“Nos últimos 18 meses, as construtoras se beneficiaram da venda de módulos solares e sistemas de armazenamento de energia a preços baixíssimos por fabricantes chineses que tentavam transferir o excesso de oferta”, disse Yana Hryshko, analista sênior de pesquisa e chefe da Global Solar Supply Chain da Wood Mackenzie. “No entanto, isso está prestes a mudar. O governo chinês interveio para estabilizar o mercado, e as construtoras em todo o mundo terão que ajustar suas expectativas de aquisição de acordo.”

Os preços dos módulos solares atingiram mínimas históricas de US$ 0,07 a US$ 0,09 por watt em 2024 e no início de 2025, o que Hryshko descreveu como um ponto de inflexão.

“Os fabricantes de módulos já alertaram os clientes internacionais para que esperem aumentos de preços de aproximadamente 9% no quarto trimestre, como resultado do cancelamento do desconto de IVA”, observou Hryshko. “Sem possibilidade de fornecimento alternativo no curto prazo, os desenvolvedores terão pouca escolha a não ser absorver esses custos mais altos.”

De acordo com o relatório, os fabricantes de polissilício estão operando com uma utilização de 55% a 70%, enquanto os fabricantes de células e módulos viram sua utilização cair para 55% a 60% em meados de 2025.

A Wood Mackenzie acrescentou que a remoção do desconto de 13% no IVA para exportação também afetará os preços das baterias, que devem subir em uma porcentagem semelhante.

Analistas chamaram a mudança de uma “correção estrutural, afastando-se das guerras de preços destrutivas em direção a margens sustentáveis”.

“Essa mudança, em última análise, beneficiará a saúde do setor a longo prazo”, explicou Hryshko. Para os fabricantes, representa uma oportunidade bem-vinda para reinvestir e inovar. Para os desenvolvedores em todo o mundo, significa ajustar as expectativas de aquisição. E para os formuladores de políticas, é um lembrete oportuno dos riscos inerentes às cadeias de suprimentos concentradas.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Marco legal e regulamentação do armazenamento: urgência e desafios para o setor elétrico
02 outubro 2025 Especialistas afirmam para enfrentar os impactos econômicos do desperdício de energia renovável, o país precisa agilizar a criação de um marco regulat...