Califórnia permite interconexão flexível para solar e armazenamento

Share

Da pv magazine Global

Uma opção de interconexão flexível para energia solar distribuída ou armazenamento na Califórnia, que estava em desenvolvimento há muito tempo, agora entrou em vigor.

A opção permitirá a interconexão de projetos que, de outra forma, precisariam aguardar atualizações da rede.

Um desenvolvedor de projeto agora pode optar por cumprir “perfis de geração limitada”, que especificam a quantidade máxima de geração elétrica que um sistema de recursos de energia distribuída exportará para a rede em diferentes épocas do ano.

Para um desenvolvedor que escolher essa opção, a Comissão de Serviços Públicos da Califórnia (CPUC) determinou que as exportações de energia podem ser controladas por um sistema de controle de energia que atenda à norma UL 3141 para sistemas de controle de energia com programação integrada. Os sistemas de controle de energia são compostos por um controlador, sensores e inversores.

A UL 3141 inclui uma função de agendamento desde outubro de 2024, disse Brian Lydic, engenheiro-chefe de regulamentação do Conselho Interestadual de Energia Renovável (IREC). A ordem da CPUC entrou em vigor nove meses depois, mas Lydic afirmou que a lista de equipamentos da Comissão de Energia da Califórnia ainda não apresenta nenhum sistema de controle de energia que atenda ao padrão da UL.

“Espero que haja alguma pressão do mercado para que os fabricantes listem os equipamentos”, disse ele, agora que a opção de geração flexível está disponível na Califórnia, “mas pode haver algum atraso”.

A ordem da CPUC especifica que um desenvolvedor de energia solar ou armazenamento pode escolher uma das três abordagens para limitar os níveis de geração de um sistema e evitar períodos de congestionamento no circuito de distribuição, conforme identificado pela análise da capacidade de integração da concessionária para esse circuito. As diferentes abordagens se aplicam a diferentes horários do dia ou a uma combinação de períodos do ano e blocos horários. As três abordagens são descritas na Tabela 3 da ordem sob os títulos “24 horas”, “Bloco” e “18-23-fixo”.

Longo caminho

O IREC acompanhou o trabalho das partes interessadas em energia limpa ao longo de dez anos que levou à opção de interconexão flexível.

A base para os perfis de geração limitada foi lançada quando a Califórnia exigiu que as concessionárias publicassem dados detalhados e variáveis ​​ao longo do tempo sobre as condições da rede em cada circuito de distribuição, observou o IREC.

As partes interessadas obtiveram uma decisão da CPUC em 2017, exigindo que as concessionárias do estado publicassem análises de capacidade de integração, também conhecidas como análises de capacidade de hospedagem, específicas para cada circuito de distribuição. Posteriormente, após o IREC encontrar erros nos dados da análise de capacidade de interconexão (ICA), as partes interessadas obtiveram uma decisão da CPUC em 2021, exigindo que as concessionárias validassem os dados.

A CPUC então começou a considerar o uso de dados da ICA para permitir a interconexão flexível e definiu o processo de interconexão flexível em sua ordem de 2024, seis anos após a proposta inicial dos perfis de geração limitada.

O IREC afirmou que as regras da CPUC para perfis de geração limitada podem ser adaptadas ao longo do tempo, à medida que as concessionárias coletam dados, conforme determinado pela CPUC, relacionados às instalações que utilizam o perfil.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Brasil importa 10,6 GW de módulos solares no primeiro semestre, com retração a partir de abril
30 setembro 2025 Com corrida para usar a última cota de importação com redução da alíquota de imposto de importação, o primeiro trimestre concentrou a maior parte das...