Os Estados Unidos tiveram um trimestre recorde para a implantação de armazenamento de energia em baterias de abril a junho, adicionando 5,6 GW de instalações, de acordo com um relatório divulgado pela ACP e Wood Mackenzie.
O armazenamento em escala de utilidade pública liderou, adicionando 4,9 GW no trimestre e crescendo 62% ano a ano. Isso é suficiente para abastecer 3,7 milhões de residências nos EUA durante o horário médio de pico de demanda, disse o ACP.
Califórnia, Texas e Arizona adicionaram mais de 1 GW de armazenamento no trimestre, disse o relatório. A Wood Mackenzie prevê que a Flórida e a Geórgia serão os principais mercados em crescimento, devido às aquisições agressivas de serviços públicos verticalmente integrados. Por exemplo, a Georgia Power acaba de emitir um pedido de propostas para 500 MW de armazenamento em escala de rede.
No entanto, os desafios de fornecimento podem dificultar o crescimento em escala de utilidade, afirmou Allison Weis, chefe global de armazenamento da Wood Mackenzie. Weiss comentou que “após 2025, os projetos de armazenamento em escala de utilidade devem cumprir os novos e rigorosos requisitos de fornecimento de baterias para receber o ITC [crédito fiscal de investimento].
Embora o fornecimento doméstico de células esteja aumentando, a escassez da cadeia de suprimentos é possível, embora os desenvolvedores continuem considerando o fornecimento da China para preencher quaisquer lacunas. A pressa em iniciar a construção sob a estrutura regulatória de curto prazo mais certa eleva a previsão de curto prazo. Os projetos que não atingiram determinados marcos até o final de 2025 correm o risco de exposição a mudanças nos regulamentos. Há um risco adicional de queda se novos atrasos nas licenças ameaçarem projetos solares e de armazenamento”.
O mercado de armazenamento residencial também teve um salto nas instalações no 2º trimestre. Acrescentou 608 MW no trimestre, representando um aumento de 132% em relação ao ano anterior. A maior parte do crescimento foi impulsionada pela Califórnia, Arizona e Illinois, à medida que as taxas de fixação atingiram novos máximos e os sistemas de maior capacidade ganharam participação de mercado.
As baterias são incluídas a uma taxa maior em projetos solares residenciais citados, disse um relatório da EnergySage. Fora do Havaí, que tem uma taxa de conexão de bateria de 100%, a Califórnia liderou o caminho entre os 10 principais mercados de estados solares, com 79% dos projetos cotados, incluindo baterias. Isso foi seguido pelo Texas (61%), Arizona (47%), Utah (44%), Flórida (43%) e Illinois (25%).
“Espera-se que o armazenamento residencial supere a energia solar devido à maior resiliência política, altas taxas de fixação em mercados-chave como Califórnia e Porto Rico e acesso contínuo à ITC por meio de propriedade de terceiros”, relatou Allison Feeney, analista de pesquisa da Wood Mackenzie.
O segmento de escala comunitária, comercial e industrial expandiu 11% no 2º trimestre, adicionando 38 MW. Califórnia e Nova York lideraram o segundo trimestre nas instalações de armazenamento do segmento, respondendo por mais de 70% da capacidade total, enquanto Illinois ganhou força, disse a ACP.
O relatório prevê que o armazenamento nos EUA atingirá 87,8 GW até 2029, impulsionado pelos segmentos residencial e de grande escala.
No entanto, o relatório alerta que as instalações de armazenamento em escala de utilidade dos EUA podem cair 10%, ano a ano, em 2027, em grande parte devido à incerteza sobre os regulamentos pendentes da Foreign Entity of Concern sobre o fornecimento de células de bateria.
Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.
Ao enviar este formulário, você concorda com a pv magazine usar seus dados para o propósito de publicar seu comentário.
Seus dados pessoais serão apenas exibidos ou transmitidos para terceiros com o propósito de filtrar spam, ou se for necessário para manutenção técnica do website. Qualquer outra transferência a terceiros não acontecerá, a menos que seja justificado com base em regulamentações aplicáveis de proteção de dados ou se a pv magazine for legalmente obrigada a fazê-lo.
Você pode revogar esse consentimento a qualquer momento com efeito para o futuro, em cujo caso seus dados serão apagados imediatamente. Ainda, seus dados podem ser apagados se a pv magazine processou seu pedido ou se o propósito de guardar seus dados for cumprido.
Mais informações em privacidade de dados podem ser encontradas em nossa Política de Proteção de Dados.