Estudantes paranaenses vencem olimpíada com projeto de limpeza de rios urbanos com energia solar

Share

Quatro alunas da 2ª série do Ensino Médio do Colégio Estadual Otalípio Pereira de Andrade venceram a Olimpíada Brasileira de Empreendedorismo Sustentável, do projeto Super Futuro. A iniciativa das estudantes de Campo Largo (PR), que propõe uma solução para a limpeza de rios utilizando energia solar, recebeu a premiação máxima do evento.

Com a criação de ecobarreiras, uma esteira solar movida a bateria de apoio e um coletor para armazenar materiais recicláveis, as alunas desenvolveram um protótipo que busca reduzir os índices de poluição hídrica e oferecer uma solução sustentável para o problema. O projeto nasceu em sala de aula e agora é reconhecido nacionalmente.

“A nossa comunidade utiliza muito a pesca esportiva, então pensamos em algo que pudesse impactar a nossa região, o meio ambiente e toda a sociedade. Recuperar a água é essencial para o nosso futuro. Estamos muito felizes com a premiação e com todo o apoio ao projeto”, destaca a estudante Poliana Sidoski, integrante do grupo.

Depois de vencer a etapa nacional, as alunas estão de malas prontas para representar o Paraná no Findinexa Brasil, o maior evento de empreendedorismo jovem do país, que acontecerá entre os dias 8 e 13 de outubro, no Piauí.

As estudantes contaram com o apoio do Impulso Educação, instituição que, por meio do programa Parceiro da Escola, faz a gestão administrativa do Colégio Otalípio Pereira de Andrade e de outras 33 escolas estaduais.

“Nossa parceria vai muito além dos muros da escola, é também oportunizar experiências de conhecimento aos estudantes. Em conjunto com o governo do Estado, buscamos incentivar os alunos com ações de engajamento, como a participação em olimpíadas, e colher resultados positivos de projetos que transformam a comunidade e a sociedade. Essa é a nossa missão”, avalia o diretor-geral do Impulso Educação, Thiago Nunes.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Associações pedem curtailment para a MMGD e entidades do setor rebatem: “penalização indevida ao consumidor”
16 setembro 2025 Oito associações do setor elétrico enviaram uma carta ao Congresso e à Aneel cobrando solução para os cortes de geração, enquanto entidades do setor s...