Investimentos em energias renováveis estão mudando dos EUA para a UE, aponta BloombergNEF

Share

Da pv magazine Global

O investimento global em energia renovável atingiu um recorde de US$ 386 bilhões no primeiro semestre de 2025, um aumento de 10% impulsionado pela energia eólica offshore e fotovoltaica de pequena escala, de acordo com a BNEF.

O financiamento para energia solar e eólica onshore em utility scale caiu 13% em comparação com o primeiro semestre de 2024, marcando sua menor participação no investimento total desde 2006.

O investimento em energia solar em geração centralizada diminuiu 19% ano a ano, liderado pela China continental, Espanha, Grécia e Brasil, onde a redução e a exposição a preços negativos da energia foram altas. Mercados com leilões governamentais ou forte demanda corporativa de energia foram menos afetados.

A energia solar em pequena escala compensou parcialmente a queda em projetos maiores, já essas instalações podem ser implementadas rapidamente e colocadas em operação antes que as mudanças nas políticas afetem a receita ou a lucratividade.

Na China continental, o investimento em energia solar de pequena escala quase dobrou ano a ano, enquanto a energia solar em escala de utilidade caiu 28% antes de uma mudança regulatória que expõe as energias renováveis à volatilidade dos preços da eletricidade. Apesar disso, os dados da Ember mostram que a China instalou 256 GW de janeiro a junho de 2025.

Os Estados Unidos registraram o maior declínio, com gastos comprometidos caindo US$ 20,5 bilhões, ou 36%, em relação ao segundo semestre de 2024. Os desenvolvedores aceleraram a construção no final do ano passado para garantir créditos fiscais, depois desaceleraram a atividade no início de 2025 em meio à incerteza política e ao aumento dos riscos tarifários.

O investimento da UE aumentou quase US $ 30 bilhões, ou 63%, à medida que as empresas transferiram capital dos Estados Unidos para a Europa, disse a BNEF.

Os mercados emergentes que cresceram fortemente em 2024 mantiveram os níveis de investimento, exceto o Sudeste Asiático (+7%) e a América Latina, onde os mercados menores capturaram sua maior parcela de investimento regional até o momento.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Curtailment solar maior em 2025 e os caminhos para uma solução duradoura
10 setembro 2025 Cortes de geração solar centralizada chegam a 20% em 2025, em trajetória crescente, com expectativa de chegar a 30% até 2030. Além da compensação fina...