O Brasil registrou 500 mil novos sistemas de energia solar entre janeiro e julho deste ano, alcançando 7% de todas as unidades consumidoras com geração própria. Ao todo, já são 3,75 milhões de projetos em operação, segundo dados do Infográfico Solfácil com base em informações da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
O crescimento é puxado principalmente pelo setor residencial, responsável por 82% das instalações. Pequenos projetos, com capacidade entre 3 e 6 kilowatts-pico (kWp), suficientes para abastecer uma casa média, ganham destaque: em 2017, representavam 35% das conexões; hoje, já chegam a 46%. Os setores comercial e rural respondem cada um por 8% das conexões, enquanto o industrial representa apenas 1%.
Para o CEO e fundador da Solfácil, Fabio Carrara, adotar energia solar continua sendo um bom negócio. “O retorno sobre o investimento da energia solar é rápido, normalmente em menos de três anos, e a conta de luz não para de subir”, afirma o executivo.
Entre os estados, São Paulo, Minas Gerais e Bahia lideram o volume de novas instalações nos últimos 12 meses. O estado paulista registrou 143 mil sistemas, seguido por Minas Gerais, com 69 mil, e Bahia, com 62 mil. Paraná (58 mil), Mato Grosso (56 mil), Rio Grande do Sul (52 mil), Pará (40 mil), Pernambuco (39 mil), Goiânia (39 mil) e Rio de Janeiro (36 mil) completam o ranking dos dez estados com mais novas conexões.
Entre as regiões, o Centro-Oeste se destaca proporcionalmente, com 9,5% das unidades consumidoras com uso da energia solar. Em seguida desponta o Sul (7,6%), Norte (5,6%), Sudeste (5,2%) e Nordeste (5,1%).
Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.
Ao enviar este formulário, você concorda com a pv magazine usar seus dados para o propósito de publicar seu comentário.
Seus dados pessoais serão apenas exibidos ou transmitidos para terceiros com o propósito de filtrar spam, ou se for necessário para manutenção técnica do website. Qualquer outra transferência a terceiros não acontecerá, a menos que seja justificado com base em regulamentações aplicáveis de proteção de dados ou se a pv magazine for legalmente obrigada a fazê-lo.
Você pode revogar esse consentimento a qualquer momento com efeito para o futuro, em cujo caso seus dados serão apagados imediatamente. Ainda, seus dados podem ser apagados se a pv magazine processou seu pedido ou se o propósito de guardar seus dados for cumprido.
Mais informações em privacidade de dados podem ser encontradas em nossa Política de Proteção de Dados.