Do portal da pv magazine ESS News
A LONGi Green Energy, a maior fabricante de energia solar verticalmente integrada da China, foi associada a um rápido pivô no mercado de armazenamento de baterias. De acordo com relatos da mídia chinesa, a empresa assumiu uma participação na integradora de sistemas de armazenamento de energia Suzhou Jingkong Energy Technology Co., Ltd., com sede em Suzhou, e também está em negociações para adquirir um segundo negócio de armazenamento.
Os relatórios – que a LONGi não confirmou formalmente – sugerem que a empresa está buscando acesso rápido aos recursos de integração do sistema, em vez de buscar a integração vertical total.
Um porta-voz da LONGi disse à ESS News que a empresa não conseguiu verificar os relatórios e se recusou a comentar sobre especulações de mercado. O porta-voz observou que a LONGi monitora rotineiramente o setor de armazenamento de energia e enfatizou que quaisquer desenvolvimentos materiais seriam divulgados por meio de registros oficiais. Em briefings recentes para investidores, a empresa declarou publicamente que está explorando oportunidades de armazenamento, mantendo seu foco no aprimoramento de seu negócio fotovoltaico principal.
A Suzhou Jingkong, fundada em 2015 e sediada na Zona de Alta Tecnologia de Suzhou, é reconhecida como uma integradora de sistemas com três linhas de negócios principais: sistemas de fornecimento de energia, sistemas de armazenamento de energia (ESS) e sistemas de célula de combustível de hidrogênio. A empresa oferece produtos como a plataforma de gerenciamento de energia IPCP, um sistema de armazenamento refrigerado a líquido de alta tensão de 1.500 V e a configuração de armazenamento altamente integrada “5S”, que inclui componentes iCCS, BMS, PCS, EMS e TMS. Fontes da indústria estimam que a capacidade de produção própria da Jingkong esteja na casa das dezenas de gigawatts-hora (GWh), com vários GWh de projetos concluídos e conectados à rede – números que a estabelecem como um player significativo no espaço de integração de sistemas.
O interesse no armazenamento marcaria uma mudança estratégica notável para a LONGi, historicamente focada na fabricação de wafers, células e módulos, juntamente com atividades crescentes em equipamentos fotovoltaicos e de hidrogênio verde integrados à construção.
A empresa relatou perdas significativas nos últimos períodos, à medida que os preços dos módulos despencaram em todo o setor: de acordo com seus registros públicos, a LONGi registrou um prejuízo líquido substancial em 2024 e relatou mais perdas no primeiro semestre de 2025. A administração disse aos investidores que o grupo está buscando restaurar as margens brutas e controlar as despesas, e sinalizou o armazenamento como um dos vários caminhos potenciais para diversificar a receita e suavizar as oscilações cíclicas no mercado de módulos.
Analistas alertam, no entanto, que o setor de armazenamento já é intensamente competitivo e faminto por capital. Os principais fornecedores chineses e fabricantes de baterias estabelecidos exercem forte pressão sobre os preços, enquanto a integração do sistema requer habilidades de engenharia elétrica, software e aquisição distintas da fabricação de módulos. Os preços das licitações para projetos de armazenamento de serviços públicos e de suporte à rede caíram drasticamente nas aquisições recentes, reduzindo as margens para novos entrantes.
A rota mais plausível da LONGi, sugerem os participantes do setor, seria um modelo de ativos leves: adquirir ou fazer parceria com integradores estabelecidos, visando nichos de aplicação específicos, como projetos comerciais e industriais distribuídos ou mercados fora da rede no exterior, e alavancar seus amplos canais de vendas e projetos para vender soluções combinadas de PV e armazenamento.
Por enquanto, a história continua sendo de interesse e não de confirmação. Se a LONGi prosseguir, a mudança refletirá uma tendência mais ampla entre os grandes fabricantes de PV que buscam capturar mais da cadeia de valor agrupando geração com armazenamento.
Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.
Ao enviar este formulário, você concorda com a pv magazine usar seus dados para o propósito de publicar seu comentário.
Seus dados pessoais serão apenas exibidos ou transmitidos para terceiros com o propósito de filtrar spam, ou se for necessário para manutenção técnica do website. Qualquer outra transferência a terceiros não acontecerá, a menos que seja justificado com base em regulamentações aplicáveis de proteção de dados ou se a pv magazine for legalmente obrigada a fazê-lo.
Você pode revogar esse consentimento a qualquer momento com efeito para o futuro, em cujo caso seus dados serão apagados imediatamente. Ainda, seus dados podem ser apagados se a pv magazine processou seu pedido ou se o propósito de guardar seus dados for cumprido.
Mais informações em privacidade de dados podem ser encontradas em nossa Política de Proteção de Dados.