Itaipu Parquetec e EPE anunciam roadmaps estratégicos para energia distribuída e hidrogênio

Share

A parceria entre o Itaipu Parquetec e a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) resultou na publicação de dois roadmaps tecnológicos que traçam cenários, tendências e inovações para o setor energético brasileiro até 2055: o Roadmap Tecnológico de Recursos Energéticos Distribuídos (RED) e o Roadmap Tecnológico de Hidrogênio (H2), elaborados no âmbito do acordo de cooperação técnica entre as instituições, apresentam análises das perspectivas tecnológicas e regulatórias para a difusão de geração e armazenamento distribuídos e para o desenvolvimento do mercado de hidrogênio de baixo carbono no Brasil.

O roadmap de RED, dividido em duas notas técnicas — Perspectivas regulatórias para a geração e armazenamento distribuídos e Tendências tecnológicas e curvas de custo para a geração e armazenamento distribuídos — traz um conjunto de discussões que apoiam o planejamento energético nacional. Uma importante contribuição do Centro de Tecnologias de Hidrogênio do Itaipu Parquetec se deu nas projeções para o mercado de energia, no que tange ao crescimento das fontes de geração de energia renovável, incluindo aspectos de armazenamento.

Já o roadmap de hidrogênio, também dividido em duas notas técnicas — Perspectivas regulatórias para o hidrogênio de baixo carbono no Brasil e Rotas tecnológicas, oportunidades de inovação e custos de produção de hidrogênio de diferentes intensidades de carbono no Brasil — apresenta um conjunto de discussões sobre as perspectivas de desenvolvimento desse mercado, para apoiar a tomada de decisão por parte de entidades públicas e privadas e do planejamento energético nacional. Como resultado, o estudo propõe um conjunto de propostas regulatórias de curto, médio e longo prazo para garantir o desenvolvimento adequado desse vetor, além de uma visão detalhada sobre as tecnologias e custos associados às cadeias de produção e logística do hidrogênio de baixo carbono (ou baixa emissão), considerando diferentes rotas de produção.

Roadmap microrredes

Em breve, será lançado um terceiro roadmap centrado no tema de “microrredes”, também fruto desta parceria entre EPE e Itaipu Parquetec. O documento, que está em fase de finalização, trará perspectivas tecnológicas e regulatórias desses sistemas no âmbito brasileiro, tendo em vista que as microrredes são consideradas soluções interessantes as localidades ou comunidades cuja conexão elétrica ao Sistema Interligado Nacional (SIN) é de difícil acesso.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Regulação e leilão: as regras para o jogo começar
13 agosto 2025 Enquanto cresce a urgência por flexibilidade no sistema elétrico brasileiro, o mercado de baterias aguarda conhecer as regras para poder jogar. Projet...