UCB Power já implantou mais de 60 mil sistemas de armazenamento para consumidores isolados da rede, entre soluções individuais (SIGFI) e microrredes (MIGDI), beneficiando mais de 240 mil pessoas em áreas remotas. Agora, avança na inovação com a instalação de uma usina no coração da Amazônia, na comunidade de Tumbira, que fica na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Rio Negro. O projeto beneficiará cerca de 43 famílias por meio de formação empreendedora, educação e saúde, através do Núcleo de Inovação e Educação para o Desenvolvimento Sustentável (Nieds) Agnello Bittencourt. Essa iniciativa é fruto de uma parceria com a Fundação Amazônia Sustentável (FAS) que possui iniciativas de educação na região há 17 anos.
A usina foi recentemente inaugurada e conta com 20 módulos fotovoltaicos de 375 Wp, somando uma potência total instalada de 7,50 kWp. O sistema de armazenamento conta com 16 baterias de sódio (48V / 50Ah), somando uma capacidade total de armazenamento de 38,40 kWh.
Este projeto marca a primeira instalação de baterias de sódio em uma usina de energia no Brasil, segundo a UCB Power.
“Acreditamos que a energia é uma habilitadora essencial de educação, alimentação, saúde e desenvolvimento. É com esse propósito que seguimos avançando: levar dignidade e transformação por meio da energia limpa e acessível”, diz o VP de vendas e inovação da UCB Power, Marcelo Rodrigues.
“Este projeto, fruto da parceria entre a FAS e a UCB Power, é um exemplo de como soluções inovadoras e sustentáveis podem transformar realidades, promovendo dignidade e autonomia para as populações tradicionais da Amazônia”, avalia Valcléia Lima, superintendente de Desenvolvimento Sustentável de Comunidade da FAS.
Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.
Ao enviar este formulário, você concorda com a pv magazine usar seus dados para o propósito de publicar seu comentário.
Seus dados pessoais serão apenas exibidos ou transmitidos para terceiros com o propósito de filtrar spam, ou se for necessário para manutenção técnica do website. Qualquer outra transferência a terceiros não acontecerá, a menos que seja justificado com base em regulamentações aplicáveis de proteção de dados ou se a pv magazine for legalmente obrigada a fazê-lo.
Você pode revogar esse consentimento a qualquer momento com efeito para o futuro, em cujo caso seus dados serão apagados imediatamente. Ainda, seus dados podem ser apagados se a pv magazine processou seu pedido ou se o propósito de guardar seus dados for cumprido.
Mais informações em privacidade de dados podem ser encontradas em nossa Política de Proteção de Dados.