O Ministério de Minas e Energia (MME) firmou um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), especificamente com a FGV Clima, com foco na elaboração e desenvolvimento de estudos e pesquisas que apoiem a formulação de políticas e planos voltados à transição energética no Brasil. Com caráter estritamente técnico, o acordo tem como proposta contribuir com a elaboração do Plano Nacional de Transição Energética (Plante).
O acordo tem validade até agosto de 2026 e contempla estudos de diagnóstico setoriais com foco em políticas, leis e regulamentos de cada setor; a realização de oficinas, workshops e encontros bilaterais, além de um relatório final consolidando todas as atividades realizadas.
O ACT não envolve a transferência de recursos financeiros nem doação de bens entre as partes. Cada instituição será responsável por arcar com os custos relacionados às ações que lhe cabem, como despesas com pessoal, deslocamentos, comunicação e outras necessidades, conforme seus respectivos orçamentos.
O Plano Nacional de Transição Energética (Plante) vem sendo elaborado para materializar as diretrizes da Política Nacional de Transição Energética (PNTE) do Brasil. O Plante é um plano de ações, com horizonte de longo prazo, compatível com cenários de transição energética, de requisitos do desenvolvimento econômico e social e de neutralidade das emissões líquidas de gases de efeito estufa no Brasil.
Para cumprir com seus objetivos, o Plante sistematizará ações do setor energético e de iniciativas do Governo Federal relacionadas à transição energética, como o Plano de Transformação Ecológica, o Plano Clima e a Nova Indústria Brasil, e indicará novas ações alinhadas com seus eixos estratégicos, de forma a pavimentar os caminhos para a construção de um sistema energético descarbonizado e vetor de desenvolvimento sustentável. As ações serão detalhadas operacionalmente para um período de quatro anos, podendo ser revisadas durante os ciclos de implementação do Plante e horizonte de planejamento.
Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.
Ao enviar este formulário, você concorda com a pv magazine usar seus dados para o propósito de publicar seu comentário.
Seus dados pessoais serão apenas exibidos ou transmitidos para terceiros com o propósito de filtrar spam, ou se for necessário para manutenção técnica do website. Qualquer outra transferência a terceiros não acontecerá, a menos que seja justificado com base em regulamentações aplicáveis de proteção de dados ou se a pv magazine for legalmente obrigada a fazê-lo.
Você pode revogar esse consentimento a qualquer momento com efeito para o futuro, em cujo caso seus dados serão apagados imediatamente. Ainda, seus dados podem ser apagados se a pv magazine processou seu pedido ou se o propósito de guardar seus dados for cumprido.
Mais informações em privacidade de dados podem ser encontradas em nossa Política de Proteção de Dados.