Usina solar de 364,55 kWp do Senac Espírito Santo entra operação

Share

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) do Espírito Santo, inaugurou um sistema de geração de energia solar com potência de 364,55 kWp na unidade de Vitória e passou a produzir sua própria energia elétrica por meio da instalação de 634 módulos solares. Essa capacidade significa gerar, em média, mais de 40 mil kWh por mês — o suficiente para reduzir aproximadamente 80% do consumo de energia elétrica da unidade.

Além da economia significativa, a iniciativa fortalece o compromisso institucional com práticas sustentáveis e com os princípios do programa ECOS, voltado à responsabilidade socioambiental. A adoção da tecnologia fotovoltaica também contribui diretamente para a redução da emissão de gases de efeito estufa e para a diminuição da dependência de fontes de energia não renováveis, alinhando-se às diretrizes globais de combate às mudanças climáticas.

“Ao reduzirmos consideravelmente o nosso consumo de energia elétrica convencional, contribuímos diretamente para a diminuição da emissão de gases de efeito estufa e para um futuro mais sustentável para todos. Além disso, ao gerar nossa própria energia, conseguimos reduzir custos operacionais e realocar recursos para onde mais importa: a qualificação profissional. É uma escolha estratégica que une eficiência, inovação e responsabilidade social”, afirmou o diretor regional do Senac-ES, Richardson Schmittel.

Certificação LEED no Senac Serra

Inaugurada em agosto de 2021, a Unidade de Educação Profissional do Senac, localizada no bairro Portal de Jacaraípe, na Serra, tornou-se a primeira edificação do Estado a receber a Certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) no nível Platinum, o mais alto concedido pelo selo internacional. O projeto atingiu a pontuação máxima em critérios como otimização do desempenho energético e redução do consumo de água, dois pilares fundamentais da construção civil sustentável.

A certificação LEED é um dos principais selos ambientais do mundo, concedido a construções que atendem a rigorosos padrões de eficiência energética, uso racional de recursos e impacto ambiental reduzido. No Brasil, são 1.776 projetos registrados e 786 certificados com o selo LEED, mas apenas 72 construções conquistaram o nível Platinum, o mais exigente da categoria.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

TrinaTracker e CGN fecham parceria para fornecimento de trackers em usina fotovoltaica no Piauí
15 julho 2025 O complexo solar Lagoa do Barro contará com 1.083 equipamentos de última geração com tecnologia SuperTrack para realizar o rastreamento solar de mais...