A fabricante chinesa SolaX Power traz ao mercado brasileiro um sistema solar com função de microrrede que mantém o funcionamento de inversores string mesmo durante apagões. Trata-se de um sistema independente, que pode operar desconectado da rede elétrica e que utiliza energia solar e baterias para alimentar as cargas, aumentado a capacidade de geração de energia de um sistema híbrido de armazenamento de energia.
Com essa função, o inversor híbrido e o inversor string trabalham juntos: o inversor híbrido seria o ‘cérebro’ do sistema, ou seja, o responsável por controlar as baterias e a geração solar. Ademais, no caso de falta de energia da rede, o inversor híbrido cria uma microrrede, o que equivale a uma rede elétrica local, para alimentar os circuitos essenciais da residência.
Já o inversor string seria o ‘ajudante’. Normalmente este equipamento funciona apenas quando há rede elétrica, contudo, na microrrede, o inversor híbrido gera tensão para o inversor string e este opera como se a rede estivesse operando normalmente. Dessa forma, o inversor string também passa a injetar energia solar na microrrede, aumentando, assim, a capacidade do sistema.
“A tecnologia da SolaX entra em operação e liga as baterias quando a rede cai – ela ‘engana’ o inversor string e permite que o equipamento acredite que a rede voltou (com tensão e frequência controladas)”, explica o engenheiro Marcelo Niendicker. “Os dois equipamentos trabalham juntos, usando energia solar + bateria para alimentar a residência. Importante ressaltar que o inversor híbrido coordena tudo para evitar sobrecargas”.
Um sistema com função de microrrede traz vários benefícios para o consumidor, tanto em segurança energética quanto em economia. O primeiro ponto é a garantia de energia contínua no caso da falta de fornecimento de energia pela rede da concessionária, já que funciona como um ‘gerador solar automático’: se a energia da rua cai, o sistema não desliga – ele cria uma microrrede e mantém o imóvel com energia. “As baterias e os painéis solares trabalham juntos. Dessa forma, enquanto houver sol ou carga nas baterias, a pessoa não ficará sem energia”, pontua o engenheiro.
Além disso, em um apagão, normalmente os inversores string comuns desligam por segurança. Já com a microrrede, eles continuam gerando energia e aumentando a capacidade do sistema. “Por isso há o aproveitamento máximo da energia solar e, assim, mais energia disponível, pois é possível utilizar 100% do painel solar, mesmo sem a rede elétrica”.
Niendicker ressalta que, se a pessoa já possui um inversor string instalado, pode integrá-lo ao inversor híbrido sem substituí-lo. Além disso, a microrrede elimina a necessidade de um gerador de emergência a diesel, “que é caro, poluente e com elevado custo de operação (manutenção/reabastecimento)”.
Flexibilidade também é uma característica dessa função, pois prioriza o que será alimentado com energia, como os circuitos críticos (geladeira, iluminação, internet, portão eletrônico, segurança, dentre outros). “Se a bateria acabar, o sistema pode religar automaticamente quando o sol voltar”. Um sistema com backup inteligente é um diferencial no mercado, pois oferece segurança energética”, pontua.
Para Caio Lucena, da Plug Solar, essa é uma importante função do inversor, pois “a partir do momento em que não há consumo, toda a potência gerada é injetada nas baterias, o que permite mantê-la constantemente carregada. E depois que a bateria estiver carregada, toda a energia será injetada na rede e gerar crédito. Essa é uma função que usaremos muito em nossos clientes”.
Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.
Ao enviar este formulário, você concorda com a pv magazine usar seus dados para o propósito de publicar seu comentário.
Seus dados pessoais serão apenas exibidos ou transmitidos para terceiros com o propósito de filtrar spam, ou se for necessário para manutenção técnica do website. Qualquer outra transferência a terceiros não acontecerá, a menos que seja justificado com base em regulamentações aplicáveis de proteção de dados ou se a pv magazine for legalmente obrigada a fazê-lo.
Você pode revogar esse consentimento a qualquer momento com efeito para o futuro, em cujo caso seus dados serão apagados imediatamente. Ainda, seus dados podem ser apagados se a pv magazine processou seu pedido ou se o propósito de guardar seus dados for cumprido.
Mais informações em privacidade de dados podem ser encontradas em nossa Política de Proteção de Dados.