SolaX Power anuncia sistema com função de microrrede resiliente a apagões

Share

A fabricante chinesa SolaX Power traz ao mercado brasileiro um sistema solar com função de microrrede que mantém o funcionamento de inversores string mesmo durante apagões. Trata-se de um sistema independente, que pode operar desconectado da rede elétrica e que utiliza energia solar e baterias para alimentar as cargas, aumentado a capacidade de geração de energia de um sistema híbrido de armazenamento de energia.

Com essa função, o inversor híbrido e o inversor string trabalham juntos: o inversor híbrido seria o ‘cérebro’ do sistema, ou seja, o responsável por controlar as baterias e a geração solar. Ademais, no caso de falta de energia da rede, o inversor híbrido cria uma microrrede, o que equivale a uma rede elétrica local, para alimentar os circuitos essenciais da residência.

Já o inversor string seria o ‘ajudante’. Normalmente este equipamento funciona apenas quando há rede elétrica, contudo, na microrrede, o inversor híbrido gera tensão para o inversor string e este opera como se a rede estivesse operando normalmente. Dessa forma, o inversor string também passa a injetar energia solar na microrrede, aumentando, assim, a capacidade do sistema.

“A tecnologia da SolaX entra em operação e liga as baterias quando a rede cai – ela ‘engana’ o inversor string e permite que o equipamento acredite que a rede voltou (com tensão e frequência controladas)”, explica o engenheiro Marcelo Niendicker. “Os dois equipamentos trabalham juntos, usando energia solar + bateria para alimentar a residência. Importante ressaltar que o inversor híbrido coordena tudo para evitar sobrecargas”.

Um sistema com função de microrrede traz vários benefícios para o consumidor, tanto em segurança energética quanto em economia. O primeiro ponto é a garantia de energia contínua no caso da falta de fornecimento de energia pela rede da concessionária, já que funciona como um ‘gerador solar automático’: se a energia da rua cai, o sistema não desliga – ele cria uma microrrede e mantém o imóvel com energia. “As baterias e os painéis solares trabalham juntos. Dessa forma, enquanto houver sol ou carga nas baterias, a pessoa não ficará sem energia”, pontua o engenheiro.

Além disso, em um apagão, normalmente os inversores string comuns desligam por segurança. Já com a microrrede, eles continuam gerando energia e aumentando a capacidade do sistema. “Por isso há o aproveitamento máximo da energia solar e, assim, mais energia disponível, pois é possível utilizar 100% do painel solar, mesmo sem a rede elétrica”.

Niendicker ressalta que, se a pessoa já possui um inversor string instalado, pode integrá-lo ao inversor híbrido sem substituí-lo. Além disso, a microrrede elimina a necessidade de um gerador de emergência a diesel, “que é caro, poluente e com elevado custo de operação (manutenção/reabastecimento)”.

Flexibilidade também é uma característica dessa função, pois prioriza o que será alimentado com energia, como os circuitos críticos (geladeira, iluminação, internet, portão eletrônico, segurança, dentre outros).  “Se a bateria acabar, o sistema pode religar automaticamente quando o sol voltar”. Um sistema com backup inteligente é um diferencial no mercado, pois oferece segurança energética”, pontua.

Para Caio Lucena, da Plug Solar, essa é uma importante função do inversor, pois “a partir do momento em que não há consumo, toda a potência gerada é injetada nas baterias, o que permite mantê-la constantemente carregada. E depois que a bateria estiver carregada, toda a energia será injetada na rede e gerar crédito. Essa é uma função que usaremos muito em nossos clientes”.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Estudantes paranaenses vencem olimpíada com projeto de limpeza de rios urbanos com energia solar
17 setembro 2025 Quatro alunas da 2ª série do Ensino Médio desenvolveram um protótipo para reduzir a poluição hídrica por meio da limpeza de rios urbanos utilizando ec...