Curtailment solar da Califórnia cai 12% alavancado pelo uso de baterias

Share

Da pv magazine Global

Muito se tem falado sobre as reduções (curtailment) de eletricidade solar renovável da Califórnia, já que a energia solar se tornou a fonte número um de eletricidade do estado.

Nos primeiros cinco meses recordes de energia solar e bateria de 2025, 11,5% da geração solar potencial da Califórnia foi reduzida para manter o equilíbrio da rede. Isso caiu de 13% no mesmo período de 2024, marcando um declínio de 12% na taxa de redução. Esse progresso ocorreu apesar de um aumento de 18% na produção solar total.

Durante esse período, a quantidade total de redução de eletricidade solar ainda aumentou 4,1% em termos absolutos. Mais recentemente, a Administração de Informações de Energia (EIA) do Departamento de Energia dos EUA relatou um aumento de 29% na redução geral de energias renováveis em 2024 em comparação com 2023.

Mesmo com alguma redução restante, a rede da Califórnia estava fornecendo mais energia solar do que nunca nesta primavera do hemisfério Norte.

Essa melhoria provavelmente se deve ao armazenamento de energia, já que as baterias são carregadas a partir de excedentes solares do meio-dia e descarregam durante o pico de demanda no início da noite e períodos de preços altos. O clima favorável também impulsionou a produção solar, com análises sugerindo ganhos de irradiância de até 5% nesta primavera.

De acordo com a EIA, desde o início de 2024, a Califórnia implantou 77 instalações de armazenamento de energia em escala de utilidade. Juntos, eles totalizam 4,79 GW de capacidade e 16,39 GWh de armazenamento (média de 3,4 horas). Em abril, o estado relatou 15,7 GW de armazenamento em escala de utilidade conectado à rede, provavelmente com duração média de mais de três horas, permitindo que mais de 45 GWh de eletricidade fossem armazenados.

Os dados da CAISO para março mostram que a última semana do mês foi responsável pela maior parte da redução. Em 29 de março, a redução aumentou particularmente alto, com mais de 58.000 MWh de energia solar e 6.100 MWh de vento reduzidos em um único dia (20 de abril, com 61.000 MWh, é o dia de redução mais alto do ano até agora).

Os dados da CAISO mostram que as baterias absorveram mais de 38.897 MWh de eletricidade, principalmente de energia solar, naquele dia. Sem armazenamento, a redução teria sido 67% maior, ou cerca de 38% maior sem novo armazenamento adicionado desde 2024.

Muitas análises se concentraram em projetar sistemas solares para maximizar o valor da luz solar abundante e barata, apesar da redução. Uma estratégia é superdimensionar intencionalmente os painéis solares para fornecer serviços de rede adicionais. Por exemplo, a First Solar calculou que a energia solar superdimensionada pode ser financeiramente viável fornecendo serviços auxiliares. Outros estudos descobriram que a energia solar superdimensionada, mesmo com fortes restrições no verão, pode ser mais barata do que os recursos de armazenamento sazonais em regiões do norte, como Minnesota.

Agora, após anos de modelagem por grandes players, usinas de energia solar 24 horas estão surgindo em regiões desérticas com amplos recursos de combustíveis fósseis. Esses desenvolvimentos são impulsionados por um colapso do preço das baterias que começou em 2023, continuou até 2024 e continua caindo em 2025.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Fusões e aquisições de usinas fotovoltaicas têm queda de 56% em relação a 2024
24 julho 2025 De acordo com a consultoria da Greener, o mercado vive uma aceleração nas transações envolvendo geração distribuída, retração na geração centralizada...