Bateria de formação de rede de 185 MW/370 MWh começa a operar na Austrália

Share

Da pv magazine Global

A desenvolvedora australiana de energias renováveis Edify Energy anunciou que o sistema de armazenamento de energia Koorangie está agora totalmente operacional, importando e exportando eletricidade para a rede na Austrália em sua capacidade total.

Projetado e desenvolvido pela Edify Energy, mas de propriedade de um investidor italiano em infraestrutura de energia Sostoneo Infrastructure Partners, a bateria Koorangie foi instalada ao lado da fazenda solar Gannawarra de 50 MW existente de propriedade da Edify e da bateria de 25 MW/50 MWh na região de Murray River, na Austrália, a oeste de Kerang, Victoria.

Construído pela Consolidated Power Projects (CPP), o sistema possui 100 Megapacks Tesla, equipados com inversores formadores de rede que operam no “modo de máquina virtual”. A Edify Energy informou que a tecnologia permite que a bateria forneça armazenamento de energia e serviços de força do sistema na região do rio Murray, onde as restrições da rede limitaram as exportações de energia renovável.

A bateria Koorangie garantiu um contrato de suporte de sistema de 20 anos com o Operador do Mercado de Energia Australiano (AEMO) para fornecer 125 MW de serviços de força do sistema para melhorar a estabilidade da rede na região. A bateria também é suportada por um contrato de compra de 15 anos com a Shell Energy Australia.

A Edify Energy relatou que, em plena operação, a bateria Koorangie será capaz de alimentar o equivalente a 350.000 residências por duas horas, enquanto aumenta a quantidade de recursos baseados em inversores, como energia solar e eólica, que podem ser hospedados na região em até 300 MW.

“Este sistema fornece serviços críticos ao sistema para a AEMO enquanto despacha eletricidade limpa para a rede”, afirmou o presidente executivo da Edify Energy, John Cole. “É um exemplo poderoso de como as tecnologias avançadas de inversor de formação de rede e armazenamento de bateria podem se combinar para resolver alguns dos desafios mais complexos da transição energética da Austrália.”

A ministra da Energia de Victoria, Lily D’Ambrosio, disse que a instalação desempenhará um papel vital no desbloqueio de todo o potencial de energia renovável da região do rio Murray e no apoio à transição de energia limpa do estado. “Os inversores formadores de rede permitirão que a bateria substitua o tipo de serviços que antes era fornecido apenas por geradores de combustível fóssil.”

A instalação de Koorangie é um dos 12 projetos financiados pelo Fundo da Zona de Energia Renovável do governo de Victoria, uma iniciativa para fortalecer e modernizar a rede de energia do estado. O estado legislou metas de pelo menos 2,6 GW de armazenamento de energia até 2030 e pelo menos 6,3 GW até 2035.

A Edify Energy disse que o projeto Koorangie é o 12º grande desenvolvimento de infraestrutura de energia da empresa a atingir a operação comercial.

A empresa com sede em Sydney afirmou que desenvolveu e financiou mais de 1 GW de fazendas solares em escala de utilidade e sistemas de armazenamento de energia de bateria e, além dos projetos atualmente em construção, está gerenciando as operações de seis fazendas solares e quatro sistemas de armazenamento de energia de bateria que desenvolveu, financiou e construiu.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Fusões e aquisições de usinas fotovoltaicas têm queda de 56% em relação a 2024
24 julho 2025 De acordo com a consultoria da Greener, o mercado vive uma aceleração nas transações envolvendo geração distribuída, retração na geração centralizada...