A energia solar distribuída está se espalhando pelos telhados do Brasil. O país já ultrapassou a marca de 3,66 milhões de sistemas de geração fotovoltaica em funcionamento até junho deste ano, segundo dados do relatório da Solfácil que acompanha o desempenho do setor mensalmente,com base em informações da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Só neste ano, quase metade das novas conexões (46%) foram feitas com sistemas de 3 a 6 kilowatts-pico (kWp), potência comum em residências e pequenos imóveis. Em 2017, essa faixa representava 35% das instalações.
Ao todo, 82% dos sistemas solares no país estão em residências. Na sequência, aparecem os setores comercial e rural, cada um com 8% das conexões, e o setor industrial, com 1%.
De janeiro a junho de 2025, foram 419 mil novos sistemas conectados à rede elétrica. Apesar do avanço, a potência total caiu 9% em relação ao mesmo período do ano passado. Isso porque agora há mais instalações pequenas, voltadas para o consumo doméstico.
Para o CEO e fundador da Solfácil, Fabio Carara, investir em energia solar continua sendo um bom negócio. “O custo das placas solares seguem em queda, o retorno sobre o investimento é rápido, normalmente em menos de três anos, e a conta de luz não para de subir”, afirma o executivo.
Centro-Oeste é a região com mais projetos de geração distribuída
Entre as regiões, o Centro-Oeste se destaca proporcionalmente, com 9,5% das unidades consumidoras com uso da energia solar. Em seguida desponta o Sul (7,6%), Norte (5,6%), Sudeste (5,2%) e Nordeste (5,1%).
SP, BA e MG lideram instalações de energia solar no Brasil nos últimos 12 meses
Nos últimos 12 meses, São Paulo, Bahia e Minas Gerais foram os estados que mais instalaram sistemas solares no país. São Paulo lidera o ranking com 159 mil novas conexões, seguido por Bahia (69 mil) e Minas Gerais em terceira posição com (64 mil). Mato Grosso aparece em quarto lugar (63 mil) e Rio Grande do Sul em quinto (53 mil).
Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.
Ao enviar este formulário, você concorda com a pv magazine usar seus dados para o propósito de publicar seu comentário.
Seus dados pessoais serão apenas exibidos ou transmitidos para terceiros com o propósito de filtrar spam, ou se for necessário para manutenção técnica do website. Qualquer outra transferência a terceiros não acontecerá, a menos que seja justificado com base em regulamentações aplicáveis de proteção de dados ou se a pv magazine for legalmente obrigada a fazê-lo.
Você pode revogar esse consentimento a qualquer momento com efeito para o futuro, em cujo caso seus dados serão apagados imediatamente. Ainda, seus dados podem ser apagados se a pv magazine processou seu pedido ou se o propósito de guardar seus dados for cumprido.
Mais informações em privacidade de dados podem ser encontradas em nossa Política de Proteção de Dados.