Primeiro leilão de armazenamento de energia da Argentina recebe 1.347 MW em propostas

Share

Da pv magazine Latam

Esta semana o governo argentino abriu o leilão para o processo de licitação de AlmaGBA. A licitação internacional, anunciada pela primeira vez em fevereiro, visava garantir 500 MW de capacidade de armazenamento de energia para pontos críticos da rede da Área Metropolitana de Buenos Aires (AMBA).

Em uma forte demonstração de interesse, 15 empresas apresentaram 27 propostas de projetos diferentes. Isso representa um compromisso de investimento combinado de mais de US$ 1 bilhão e um total de 1.347 MW de energia, excedendo significativamente os 500 MW solicitados pela licitação. O BESS elegível para a licitação deve ser novo e deve fornecer energia por pelo menos quatro horas consecutivas por ciclo de descarga completo, implicando uma capacidade máxima.

O objetivo da iniciativa é melhorar a confiabilidade da rede elétrica, reduzir custos marginais e garantir o abastecimento durante o pico de demanda, ajudando a evitar apagões. O investimento estimado do governo para os projetos é de cerca de US$ 500 milhões, com um cronograma de conclusão exigido de 12 a 18 meses.

O ender pagará um valor fixo de US $ 10/MW de eletricidade fornecida e as propostas de capacidade de armazenamento de energia devem ter um custo máximo de US $ 15.000/MW/mês.

As propostas bem-sucedidas serão concedidas em 29 de agosto de 2025. Em seguida, serão assinados contratos de armazenamento com as distribuidoras Edenor e Edesur, com a operação garantida pela Empresa de Administração do Mercado Atacadista de Eletricidade (CAMMESA), que atuará como garantidora dos pagamentos, por até um ano, em caso de não pagamento pelas distribuidoras de energia elétrica.

Após o sucesso desse processo, o governo nacional vem incentivando as autoridades provinciais a replicar esse modelo e organizar leilões semelhantes para abordar pontos críticos da rede que a CAMMESA já identificou em outras regiões do país.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Hotel de selva na Amazônia passa a operar 100% com energia solar e BESS
12 setembro 2025 A iniciativa da Huawei demostra a viabilidade do armazenamento em áreas não conectadas à rede elétrica. O sistema totalmente off grid de 185 kWp conta...