Karpowership inaugura usina fotovoltaica de 2,06 MWp em Itaguaí, no Rio de Janeiro

Share

A Karpowership, empresa global de soluções integradas em geração de energia, inaugura nesta terça-feira (15) a usina solar fotovoltaica UFV Itaguaí II, localizada no município de Itaguaí, no Rio de Janeiro. A nova planta marca um avanço estratégico da companhia no país, ampliando sua atuação no setor de energias renováveis e reforçando seu compromisso com a transição energética e a redução de emissões de carbono.

Com capacidade instalada de 2,06 MWp e investimento superior a R$ 10 milhões, a planta foi construída com tecnologia de ponta, incluindo painéis fotovoltaicos bifaciais e inversores CSI-125K-T600 da Canadian Solar, garantindo mais eficiência energética e otimização de solo em até 20% em comparação aos sistemas convencionais. O sistema – com foco em energia solar compartilhada – está conectado à rede de média tensão da Light, assegurando segurança e confiabilidade no fornecimento local.

“Essa planta solar em Itaguaí simboliza nosso investimento no futuro da energia limpa no Brasil. Estamos comprometidos com soluções que conciliem geração segura, econômica e ambientalmente responsável”, afirma o country manager da Karpowership no Brasil, Gilberto Bueno. “Nosso objetivo é contribuir ativamente para uma matriz energética mais sustentável, tanto em nossas operações quanto nas parcerias que construímos.”, analisa. Gilberto cita que a nova usina fornecerá energia suficiente para abastecer cerca de 1.500 residências, com base em um consumo médio de 150 kWh/mês.

“A inauguração da planta solar da Karpowership em Itaguaí é mais um passo firme na construção de um futuro energético mais limpo e resiliente para o estado do Rio de Janeiro. Este projeto reforça a importância das parcerias estratégicas que unem inovação, sustentabilidade e desenvolvimento regional, pilares fundamentais da atuação da Seenemar”, diz o secretário de Estado de Energia e Economia do Mar, Cássio Coelho.

O projeto consolida uma parceria de longo prazo com a Seenemar, baseada em soluções sustentáveis e integradas para o desenvolvimento regional. Durante sua implantação, o projeto gerou empregos diretos e indiretos, injetando aproximadamente R$ 4 milhões na economia local, com a aquisição de materiais e contratação de serviços especializados.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Sungrow anuncia microinversor desenvolvido para o mercado brasileiro
14 julho 2025 Voltado ao mercado residencial, o modelo S2000S-SA foi construído com base em desafios recorrentes apontados por integradores, como queda de desempenh...