Arábia Saudita assina cinco PPAs solares totalizando 12 GW

Share

Da pv magazine Global

Na Arábia Saudita, cinco contratos de compra de energia solar (PPAs) foram assinados para uma capacidade total de 12 GW.

Os PPAs foram assinados entre a Saudi Power Procurement Company e um consórcio liderado pela ACWA Power atuando como o principal desenvolvedor, em parceria com a Water and Electricity Holding Company (Badeel) e a Aramco Power.

Os projetos solares incluem o projeto Bisha de 3 GW na região de Aseer, no sul da Arábia Saudita, que tem um custo nivelado de eletricidade (LCOE) acordado de SAR 0,0484 (US$ 0,0129)/kWh.

Os PPAs também cobrem o projeto Humaji de 3 GW na região oeste de Medina, com um LCOE de SAR 0,049/kWh, e o projeto Khulis de 2 GW na região ocidental de Meca com um LCOE de SAR 0,051/kWh.

Os cinco PPAs solares são completados por dois projetos de 2 GW na região de Riad, Afif 1 e Afif 2, cada um com um LCOE acordado de SAR 0,047/kWh.

Outros dois PPAs, abrangendo dois projetos de energia eólica com capacidade combinada de 3 GW, também foram assinados. Os sete acordos representam a maior capacidade assinada globalmente para projetos de energia renovável em uma única fase, diz um comunicado da Saudi Power Procurement Company.

Juntos, os sete projetos têm um investimento total de SAR 31 bilhões (US$ 8,3 bilhões) no âmbito do Programa Nacional de Energia Renovável do país. Marco Arcelli, CEO da ACWA Power, comentou que os acordos são os maiores e mais abrangentes do programa até o momento.

Programado para entrar em operação no segundo semestre de 2027 e no primeiro semestre de 2028, o fechamento financeiro de cada um dos sete projetos está previsto para o terceiro trimestre deste ano.

A Saudi Power Procurement Company é uma subsidiária da Saudi Electricity Company e é responsável pela aquisição, venda e comercialização de energia na Arábia Saudita. Seu trabalho inclui a preparação de estudos de viabilidade e licitação de projetos de geração de eletricidade, juntamente com a assinatura de PPAs com consórcios de desenvolvedores.

De acordo com dados disponíveis em seu site, a empresa lançou mais de 43 GW de projetos de geração de eletricidade renovável desde a sua criação. Existem PPAs em vigor para mais de 38 GW de capacidade, com mais de 10 GW já conectados à rede.

A capacidade conectada à rede deve atingir 12,7 GW até o final de 2025 e ultrapassar 20 GW até o final do próximo ano.

A capacidade solar acumulada da Arábia Saudita ultrapassou 4,2 GW até o final do ano passado, de acordo com dados da Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA).

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Sungrow anuncia microinversor desenvolvido para o mercado brasileiro
14 julho 2025 Voltado ao mercado residencial, o modelo S2000S-SA foi construído com base em desafios recorrentes apontados por integradores, como queda de desempenh...