Dados da Administração de Informações de Energia dos EUA (EIA), processados pelo US Electricity Data Explorer da Ember, mostram que nos 12 meses encerrados em abril de 2025, a energia solar gerou 83,1 terawatts-hora (TWh) de eletricidade, em comparação com 81,6 TWh de gás natural.
Durante esse período, a Califórnia gerou um total de 244,9 TWh, com a energia solar respondendo por 33,9% da eletricidade e gás do estado contribuindo com 33,3%.
O gás natural é responsável por quase todo o uso de combustíveis fósseis na geração de energia da Califórnia, com apenas 0,1% da eletricidade do estado proveniente do carvão e 0,02% de outras fontes fósseis. No total, cerca de dois terços da eletricidade do estado agora vem de fontes livres de emissões.
A mudança nas participações de energia solar e gás se deve principalmente ao aumento acentuado na geração solar, embora o gás natural também tenha diminuído como parte do mix.
De 2014, quando a EIA começou a rastrear a energia solar distribuída, até o final de 2024, a energia solar cresceu de 7% da eletricidade da Califórnia para mais de 32%. No mesmo período, o gás natural caiu de quase 59% para 35% em 2024 e para 33,3% nos últimos 12 meses.
No entanto, a quantidade total de gás queimado diminuiu e estagnou desde 2017. A geração de gás atingiu o pico de pouco mais de 88 TWh em 2017, caindo para cerca de 86 TWh em 2024. Isso representa uma queda de apenas 2,3% em quase uma década, com base em uma comparação ligeiramente escolhida a dedo.
Mais recentemente, no entanto, a taxa de declínio acelerou, provavelmente impulsionada por implantações de capacidade de bateria combinadas com energia solar adicional. Isso permitiu uma maior utilização solar, principalmente durante os períodos de pico noturno dominados pelo gás. Comparando os primeiros quatro meses de 2024 com o mesmo período de 2023, a geração de gás caiu mais de 18% e caiu 12% em relação ao mesmo período de 2017.
A frota de baterias da Califórnia agora desempenha um papel central na mudança da energia solar para a noite. Em abril de 2025, o estado havia instalado mais de 15,7 GW de capacidade de bateria, tornando-se brevemente a maior fonte de eletricidade da rede durante os picos noturnos. O armazenamento dobrou aproximadamente a cada 1,2 anos, agora excedendo 10 GW de produção e cerca de 40 GWh de energia total.
Nacionalmente, a geração solar continua a subir. Em abril, a energia solar forneceu 10,64% da eletricidade dos EUA no mês (marcando a primeira vez que o país ultrapassou a marca de 10%) e contribuiu com 7,35% da geração nos 12 meses consecutivos. A Califórnia, em comparação, produziu 42% de sua eletricidade a partir da energia solar em seu pico sazonal em abril, com a expectativa de que maio aumente ainda mais esse número.
Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.
Ao enviar este formulário, você concorda com a pv magazine usar seus dados para o propósito de publicar seu comentário.
Seus dados pessoais serão apenas exibidos ou transmitidos para terceiros com o propósito de filtrar spam, ou se for necessário para manutenção técnica do website. Qualquer outra transferência a terceiros não acontecerá, a menos que seja justificado com base em regulamentações aplicáveis de proteção de dados ou se a pv magazine for legalmente obrigada a fazê-lo.
Você pode revogar esse consentimento a qualquer momento com efeito para o futuro, em cujo caso seus dados serão apagados imediatamente. Ainda, seus dados podem ser apagados se a pv magazine processou seu pedido ou se o propósito de guardar seus dados for cumprido.
Mais informações em privacidade de dados podem ser encontradas em nossa Política de Proteção de Dados.