MTR Solar amplia em 15% capacidade de produção em Juiz de Fora (MG)

Share

O Grupo MTR Solar anunciou que sua fábrica, localizada em Juiz de Fora (MG), já está operando com capacidade de produção ampliada de estruturas e componentes para usinas solares de variados tamanhos, om uma estrutura de 38.000 m2. O mercado solar no Brasil enfrenta desafios devido a fatores como aumento de custos de materiais, instabilidades regulatórias e dificuldades na obtenção de financiamentos. Essas questões impactaram o ritmo de projetos e a competitividade do setor, tornando o ano mais difícil para o mercado solar no país.

Mesmo com esse cenário, de dezembro de 2024 até junho de 2025 a fábrica registrou um crescimento de 15% na produção de equipamentos e estruturas para usinas de solo em comparação ao mesmo período do ano passado. A empresa foca sua produção em retrofit de usinas solares mais antigas e no mercado de geração distribuída.

“O retrofit é uma grande oportunidade para prolongar a vida útil de usinas existentes, melhorar sua eficiência e reduzir custos de operação. Nosso investimento em tecnologia e produção própria permite oferecer componentes compatíveis e de alta qualidade, facilitando a substituição de peças e a modernização de instalações antigas. Nos primeiros seis meses de 2025, retrofitamos cerca de 50 MW de usinas, e vemos uma demanda crescente que deve se intensificar nos próximos anos, impulsionada pelo envelhecimento de instalações e pela busca por maior eficiência energética”, diz o CEO da MTR Solar, Thiago Rios. Ele adiciona que companhia planeja alcançar uma comercialização de 2 GW de equipamentos e estruturas em 2025, atendendo setores estratégicos como agronegócio, indústria e saúde.

A unidade fabril produz rastreadores solares (trackers), estruturas fixas, skids e eletrocentros. O Grupo MTR Solar já forneceu 4 GWp de equipamentos e estruturas para mais de 1.200 usinas.

“Com uma capacidade de produção ampliada, conseguimos atender de forma mais ágil e eficiente às demandas do mercado nacional. Nosso objetivo é fortalecer a cadeia produtiva da energia solar no Brasil, oferecendo soluções de alta qualidade, com tecnologia de ponta, e contribuindo para o crescimento sustentável do setor. Além disso, a fábrica reforça nosso compromisso com a geração de empregos e desenvolvimento regional”, diz Rios.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Infraero recebe propostas para licitação de projetos fotovoltaicos e armazenamento em aeroportos
09 julho 2025 Dividida em 5 lotes, para cada região do país, a licitação aberta até o dia 27/07 pode contratar até 3,5 MW de capacidade instalada em projetos de no...