Com presença consolidada em GC, EGING acelera expansão em GD com foco no Brasil e America Latina

Share

A Eging PV está acelerando sua expansão na América Latina, apoiada na sólida atuação em geração centralizada no Brasil. A empresa é a principal fornecedora de módulos fotovoltaicos para grandes projetos como as usinas fotovoltaicas Várzea 1, Várzea 2 e Marangatu, desenvolvidas pelo Grupo Cobra, um de seus maiores parceiros no país.

Com capacidade produtiva anual de 25 GW, a fabricante aposta em tecnologias de ponta, como TopCon e Back Contact, para atender às demandas de um mercado cada vez mais exigente. A estratégia inclui ainda a estruturação de equipes comerciais e de suporte técnico em diversos países da região, reforçando seu compromisso com uma presença local robusta e qualificada.

Em entrevista exclusiva para a pv magazine Brasil, o head of sales da EGING PV no Brasil, André Santin, destacou que o fortalecimento da operação latino-americana faz parte de uma estratégia global da companhia, que inclui não apenas a ampliação de portfólio, mas também a consolidação de parcerias com distribuidores e integradores. “Estamos trazendo ao Brasil módulos com potências de até 620 W e tecnologias de última geração, com foco total em qualidade e proximidade com o cliente”, afirmou.

Fundada em 2003, na cidade de Changzhou, a Eging PV é uma das pioneiras na produção de módulos solares de silício cristalino na China. Sua cadeia de produção é completamente verticalizada, desde a fabricação de lingotes e wafers até a montagem final dos módulos e construção de usinas solares. A empresa também é reconhecida por seu forte investimento em pesquisa e desenvolvimento, com mais de 370 patentes registradas.

Obras do Grupo Cobra com módulos da Eging PV no Nordeste do país.

Imagem: Eging PV

Desde 2011 listada na Bolsa de Valores de Xangai, a Eging PV possui certificações internacionais como TÜV Rheinland, IEC 61701 e VDE, além do selo Inmetro para o mercado brasileiro. Um dos marcos mais recentes de sua trajetória foi a entrada da Keenstar Investment como acionista majoritária em 2022, reforçando ainda mais a capacidade financeira e estratégica da empresa para sustentar sua expansão global.

Tecnologia: TOPCon e Back Contact (BC)

Atualmente, o portfólio da Eging abrange tecnologias avançadas de fabricação de módulos solares, como a monocristalina com versões monofaciais, bifaciais e half-cell. Os módulos são voltados para diferentes aplicações, desde o segmento residencial até grandes usinas solares. O portfólio inclui as linhas:

  • Star, voltada ao mercado residencial, com módulos de 410W a 550W, incluindo versão full black.
  • Aurora, focada em aplicações comerciais e industriais, com potências entre 500W e 670W em modelos bifaciais.
  • Convention, direcionada para grandes projetos e usinas, com módulos de até 680W.

Para o mercado brasileiro, a Eging PV está trazendo novas tecnologias como os módulos TOPCon (560W a 620W), além de soluções como Back Contact (BC) com potências em torno de 600Wp. “Queremos entregar ao mercado local o que há de mais avançado em desempenho, eficiência e confiabilidade”, afirma Santin.

Outro diferencial é a utilização de células Grade A, as mesmas empregadas em grandes projetos solares ao redor do mundo.

Estratégia para América Latina é de proximidade e suporte local

A empresa está em plena expansão na América Latina, com atenção especial ao Brasil. A empresa está estruturando equipes locais em países estratégicos como México, Colômbia, Chile e Argentina. “Nossa prioridade é construir relações de longo prazo com os parceiros locais, oferecendo tecnologia de ponta e um atendimento próximo, com agilidade e confiança”, reforça o executivo.

No Brasil, a empresa já conta com uma equipe dedicada que inclui profissionais de vendas, marketing e suporte técnico especializado, tanto para o canal de distribuição quanto para projetos de grande porte.

Na geração distribuída, a Eging aposta em parcerias estratégicas com distribuidores locais. O objetivo é claro: fortalecer a marca no mercado e impulsionar o crescimento sustentável dos parceiros. “Atuamos lado a lado, oferecendo suporte técnico, comercial e estratégico para que cada parceiro evolua conosco e enfrente os desafios do setor solar”, explica Santin.

Os módulos destinados ao mercado brasileiro são fabricados nas duas bases industriais da empresa na China: uma em Changzhou, com mais de 1 milhão de metros quadrados, e outra em Chuzhou, com cerca de 666 mil metros quadrados, uma área total equivalente a 232 campos de futebol do Maracanã.

Todos os produtos enviados ao Brasil já possuem certificação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), além de serem reconhecidos pelas principais certificadoras internacionais.

Cenário brasileiro

Sobre o atual cenário no Brasil, a EGING PV avalia que o mercado solar vive uma fase de transformação acelerada. “É um momento que exige cautela, especialmente com o aumento do imposto de importação sobre módulos fotovoltaicos, que certamente impacta a competitividade”, analisa o sales manager que integra a equipe Brasil, Afonso Meireles.

Apesar das dificuldades, a empresa mantém uma visão otimista de longo prazo. “O mercado vai recompensar os fornecedores que entregarem qualidade, tecnologia de ponta e suporte local. Nosso compromisso é exatamente esse: estar ao lado dos clientes, oferecendo soluções viáveis e sustentáveis para o mercado brasileiro”, conclui.

Em termos de presença de mercado e estratégia, o time está em plena sinergia. Como destaca a gerente de marketing para a América Latina, Izabel Guzzon, a Eging PV não é apenas mais uma marca comercializando produtos no Brasil, é uma empresa globalmente consolidada que vive um momento estratégico o de ser reconhecida e desejada.

“Nosso foco é trabalhar um marketing cooperado efetivo, que gere valor real para nossos parceiros e respingue de forma positiva no integrador, peça fundamental na escolha do produto junto ao cliente final. Acreditamos em ações diferenciadas, que tragam visibilidade concreta para os nossos diferenciais com um portfólio robusto, tecnologias de ponta, certificações internacionais e um compromisso permanente com pesquisa e desenvolvimento. Nosso objetivo é entregar ao mercado não apenas produtos, mas soluções confiáveis, eficientes e de excelência”, destaca.

Santin acrescenta “queremos que distribuidores, integradores e usuários finais reconheçam nos nossos produtos uma escolha segura, com qualidade comprovada e alta performance”.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

China se mobiliza para reduzir excesso de capacidade solar e estabilizar preços
08 julho 2025 As principais autoridades da indústria da China prometeram conter a concorrência de preços baixos e o excesso de capacidade no setor solar, conforme a...