Com desaceleração em 2025, Brasil pode atingir 200 GW de solar até 2035, diz BNEF

Share

O Brasil instalou 19 gigawatts de energia solar no ano passado, um novo recorde para o país, impulsionado especialmente pela geração distribuída, no entanto, as instalações devem desacelerar para 16 GW em 2025, mas se mantendo acima do patamar de 10 GW nos próximos anos, projeta a Bloomberg New Energy Finance no Brazil Transition Factbook 2025. A consultoria cita desafios para o setor de geração distribuída no país, como o início da cobrança da tarifa de rede sobre a energia produzida pelos sistemas de até 5 MW, dificuldades na obtenção de licenças de distribuidoras de energia, concorrência com o mercado atacadista e impostos de importação sobre módulos. Segundo as projeções, a capacidade acumulada de energia solar no Brasil acumularia aproximadamente 200 GW de capacidade em 2035

O documento informa ainda que as emissões relacionadas à energia no Brasil precisam cair 14% até 2030 em relação aos níveis de 2023 – e cair 70% até 2040 – para se alinharem ao Cenário Zero Líquido (NZS) da BloombergNEF. Em contraste, as emissões no Cenário de Transição Econômica (ETS) da BNEF para o Brasil continuam a aumentar até meados da década de 2030. Entretanto, o Cenário Net Zero no Brasil exige apenas 8% a mais de investimento do que o cenário base baseado em fatores econômicos.

Zerar as emissões líquidas do setor de energia no Brasil representa uma oportunidade de R$ 6 trilhões até 2050. Esse cenário de emissões líquidas zero inclui o avanço de novas tecnologias, com os veículos elétricos chegando a mais de 60 milhões de unidades em 2050 e a demanda por hidrogênio verde chegando a 8 milhões de toneladas métricas no mesmo período.

Segundo a BNEF, em breve, poderá ser mais barato para o Brasil fazer a transição para uma economia net zero do que não fazê-lo. Isto porque as estimativas de custo consideradas nesses cenários abrangem apenas o custo do investimento em despesas de capital e não incluem os custos esperados de adaptação e mitigação sob um aquecimento de 2,6°C no Cenário de Transição Econômica versus 1,75°C no Cenário Net Zero.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Genial Solar aposta em GD compartilhada para o mercado corporativo do RJ com 104,5 MWp de potência instalada
22 maio 2025 Com 14 usinas em operação e outras 10 a serem conectadas até o fim do ano, a empresa conta com um portfólio de 2.300 clientes, sendo 70% de pessoas ju...