Guia do proprietário pv magazine: dicas e sinais de alerta para a energia solar residencial

Share

Da pv magazine Global

Você está pensando em instalar painéis solares em sua casa, mas não tem certeza da melhor maneira de proceder?

A instalação de energia solar doméstica pode trazer inúmeros benefícios, incluindo uma redução nas contas de energia, um aumento no valor da sua casa e, em alguns países, pode permitir que você venda energia de volta à rede. Mas é importante garantir que você tenha as informações corretas antes de se comprometer com a instalação para garantir que seja um investimento que valha a pena.

O primeiro desta série de quatro artigos abordará os principais pontos a serem considerados e os erros comuns a serem evitados durante sua busca por um instalador.

Principais dicas ao procurar o instalador solar certo

Ao procurar um instalador, é importante considerar sua experiência, reputação e qualificações e garantir que ele seja licenciado, segurado e tenha trabalhado com o sistema solar certo para sua casa.

Camille Tarrieu, especialista em energia solar residencial da União das Energias Renováveis da França, disse que é importante saber que o instalador se encarregará de todos os processos administrativos. A instalação de energia solar doméstica exigirá a conformidade com todos os regulamentos locais em vigor e, dependendo do país em que você mora, pode ser necessário obter uma licença ou conexão à rede. Instaladores solares respeitáveis normalmente lidam com esses processos, mas é importante confirmar isso.

A transparência também é fundamental. Cecilia Bergamasco, da Italia Solare, sugeriu que, ao receber uma cotação de um instalador em potencial, você deve garantir que cada item de custo seja detalhado para evitar surpresas futuras. Isso também lhe dará conhecimento do que esperar durante o processo e ajudará a determinar se uma oferta parece boa demais para ser verdade. “Um bom instalador oferece uma oferta competitiva, mas também está disposto a explicar em detalhes os recursos do sistema e as várias opções de financiamento ou incentivo disponíveis”, acrescentou Bergamasco.

Várias fontes, incluindo Josué Buswell-Charkow, vice-diretor da Associação de Energia Solar e Armazenamento da Califórnia, e o CEO da ABSolar do Brasil, Rodrigo Sauaia, recomendou que os proprietários adquirissem cotações de preços de pelo menos três instaladores qualificados e em potencial para comparar ofertas e prazos.

Embora o preço esteja naturalmente na mente da maioria dos compradores em potencial, várias fontes disseram à pv magazine que a qualidade do sistema solar não deve ser negligenciada, pois isso pode afetar significativamente o desempenho e, em última análise, o retorno. Sauaia recomendou a consideração não apenas dos equipamentos e componentes do sistema solar, mas também da qualidade do próprio processo de instalação. Fazer perguntas sobre a qualidade dos componentes usados e verificar se há certificações e etiquetas de verificação de qualidade pode ajudar nisso.

Sauaia também disse que é importante perguntar sobre suporte pós-venda e manutenção. “Embora um sistema solar fotovoltaico seja quase livre de manutenção, é importante depois de algum tempo fazer uma verificação do sistema para ter certeza de que tudo está funcionando em ordem”, explicou.

Descobrir os detalhes da garantia também é fundamental. As garantias podem cobrir o produto, seu desempenho e a instalação separadamente, portanto, se não tiver certeza, é aconselhável pedir aos instaladores que detalhem essas informações.

Jacopo Piccagali, Diretor de Projetos e Políticas na SolarPower Europe, acrescentou que os proprietários de imóveis estabelecidos na UE têm direito à partilha de energia. “Isso significa que você pode vender seu excesso de energia solar para seu vizinho ou alguém que mora nas proximidades. Se você não conseguir instalar painéis solares em sua própria casa, também poderá comprar energia solar de alguém próximo”, explicou Piccagali. Essas informações devem estar disponíveis no site da operadora de rede de distribuição local.

Sinais de alerta a serem evitados ao procurar o instalador solar certo

Fontes disseram à pv magazine que recomendariam que os proprietários comprassem apenas de instaladores certificados e respeitáveis. Vários também alertaram contra a escolha de um instalador com base apenas na cotação mais baixa. Em última análise, se uma oferta é boa demais para ser verdade, quase certamente é.

Escolher um instalador com base puramente no preço também pode significar que você está comprometendo a qualidade e a segurança de uma instalação. “Cotações muito abaixo das taxas de mercado devem ser abordadas com cautela, pois geralmente indicam o uso de materiais inferiores ou mão de obra de má qualidade”, explicou Sinethemba Mnguni, especialista técnico júnior da Associação da Indústria Solar Fotovoltaica da África do Sul (SAPVIA). “Isso pode levar a sérios problemas, como vazamentos nos telhados ou até mesmo riscos elétricos.”

Ahmad Taha, diretor de marketing da AG Energies Company Ltd, com sede na Tanzânia, acrescentou que os instaladores que não explicam claramente seus preços devem ser considerados bandeiras vermelhas, ao lado daqueles que usam equipamentos abaixo da média ou prometem economias de energia irreais. O diretor técnico da UNEF na Espanha, Héctor de Lama, explicou que a ficha técnica dos componentes que serão instalados deve ser compartilhada com o orçamento. Ele acrescentou que o instalador também deve incluir desenhos técnicos do projeto de instalação e detalhes logísticos.

Os proprietários também devem ter cuidado com as táticas de vendas de alta pressão, pois isso geralmente indica que algo é desagradável na oferta. “Ligações frias ou vendedores de portas geralmente oferecem ofertas urgentes. Você não deve se inscrever para nada no local e deve reservar um tempo para explorar as opções disponíveis para eles”, disse um porta-voz da MCS Certified, com sede no Reino Unido . “Os golpistas podem fingir ser de instaladores genuínos. Sempre verifique suas credenciais”, acrescentou o porta-voz.

Infelizmente, golpes acontecem na indústria solar. Para evitá-los, Bergamasco sugeriu evitar um instalador sem endereço físico ou presença estabelecida no mercado, e recomendou que os proprietários não entrassem em um acordo de instalação sem um contrato claro e detalhado.

Várias fontes destacaram a falha em revisar completamente os termos do contrato como outro erro comum. Outros alertaram contra o uso de instaladores que não possuem as certificações necessárias ou cujos procedimentos de instalação não estão conforme a legislação em vigor em seu país. Uma fonte do mercado residencial chinês acrescentou que não verificar as qualificações do instalador é outro problema comum a ser evitado.

Para garantir que você não cometa nenhum dos erros acima e bandeiras vermelhas listadas pelos especialistas do setor, a pv magazine abordará onde procurar um instalador e como verificar as informações encontradas na próxima parte da série.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Especial Módulos: Com recorde mundial em perovskita, Jinko mira 2030 sem tirar os olhos do Brasil
15 maio 2025 A fabricante chinesa mantém o foco na TOPCon nos próximos 5 anos e prevê estabilidade de preços dos módulos no segundo semestre, mas segue atenta aos...