Apesar de o Brasil continuar consolidando sua posição como potência solar regional, especialmente em geração distribuída, 2025 representará uma ruptura no ritmo de crescimento no país, com o mercado aumentando apenas marginalmente para 19,2 GW, ante 18,9 GW em 2024, de acordo com o relatório “Global Market Outlook for Solar Power 2025-2029“.
Essa estagnação será causada principalmente por ajustes nas regras de autoconsumo e atrasos nas conexões à rede para geração distribuída. As limitações na infraestrutura de transmissão são desafios notáveis para projetos de grande porte. Em um aspecto positivo, as novas regulamentações de armazenamento de energia em 2025 provavelmente estimularão ainda mais o setor.
Combinando dados da Absolar e projeções oficiais da Empresa Brasileira de Pesquisa Energética (EPE), a capacidade instalada acumulada de energia solar fotovoltaica no Brasil deverá atingir entre 90 GW, no Cenário Conservador, e 107,6 GW no Cenário Otimista até 2029. Para geração distribuída, a capacidade instalada acumulada até 2029 está projetada entre 54,2 GW e 63,9 GW. Para geração centralizada, a Absolar estima acréscimos médios anuais de capacidade entre 3,7 GW e 5,3 GW até 2029.
O Brasil instalou um recorde de 18,9 GW de nova capacidade solar no ano passado. Mas, após dois anos de crescimento muito forte (60-81%) em 2021-2022 e um aumento adicional de 15% que transformou o país no terceiro maior mercado de energia solar em 2023, o crescimento de 21% registrado em 2024 não foi suficiente para mantê-lo no pódio e rebaixou o país para o 4º lugar globalmente, atrás da Índia (30,7 GW), Estados Unidos (50 GW) e China (329 GW).
Os altos preços da eletricidade, a abundância de recursos solares, os leilões e as regras favoráveis de medição líquida foram a base do sucesso do país no setor até 2024. Apesar das condições macroeconômicas desafiadoras, do aumento das tarifas de importação aplicadas a módulos solares fotovoltaicos em 2024 e das altas taxas de restrição, o mercado superou as projeções do governo.
Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.
Ao enviar este formulário, você concorda com a pv magazine usar seus dados para o propósito de publicar seu comentário.
Seus dados pessoais serão apenas exibidos ou transmitidos para terceiros com o propósito de filtrar spam, ou se for necessário para manutenção técnica do website. Qualquer outra transferência a terceiros não acontecerá, a menos que seja justificado com base em regulamentações aplicáveis de proteção de dados ou se a pv magazine for legalmente obrigada a fazê-lo.
Você pode revogar esse consentimento a qualquer momento com efeito para o futuro, em cujo caso seus dados serão apagados imediatamente. Ainda, seus dados podem ser apagados se a pv magazine processou seu pedido ou se o propósito de guardar seus dados for cumprido.
Mais informações em privacidade de dados podem ser encontradas em nossa Política de Proteção de Dados.