Instalação do Dia: Rede de materiais de construção de Pernambuco implementa 15 usinas fotovoltaicas e gera economia de R$ 300 mil mensais

Share

O grupo Tupan, especializado na comercialização e distribuição de material de construção e decoração, deu um passo importante em direção à sustentabilidade e à economia por meio da instalação de sistemas de energia solar em suas 15 unidades, totalizando 3,6 MW (Megawatts) de potência. A empresa integradora Ciklo Energia Solar foi responsável pelo estudo de viabilidade, dimensionamento e instalação. A empresa integradora que se destaca no mercado brasileiro por sua alta taxa de aprovação no Google, estando entre as 10 empresas mais bem avaliadas do país.

A escolha pela Ciklo Energia se deu pela busca por um parceiro que garantisse a qualidade e a longevidade do projeto. Ao sugerir modelos bifaciais para a instalação nos telhados, a empresa priorizou a durabilidade dos equipamentos que possuem garantia de 30 anos. A escolha levou em consideração o clima do Nordeste, onde as usinas estão localizadas, caracterizado por alta umidade e calor.

O projeto, que utilizou aproximadamente sete mil módulos fotovoltaicos bifaciais de 545 W da JA Solar e inversores da Sungrow com potências entre 12 e 110 kW, teve como principal objetivo a economia na conta de luz. O Tupan Home Center espera economizar R$ 300 mil por mês com a energia solar, com um payback estimado em três anos e meio. Além da economia financeira, a empresa também priorizou a sustentabilidade como pilar de seu crescimento.

Wander Armbrust, cofundador e diretor da Ciklo Energia Solar.

Imagem: Ciklo Energia Solar

A integradora pernambucana, além de oferecer soluções de energia solar, se destaca por sua atenção à segurança e à qualidade das instalações. O cofundador e diretor da Ciklo Energia Solar, Wander Armbrust, também é diretor técnico da Associação Pernambucana de Energias Renováveis (Aperenováveis) e relatou que um santuário em Recife, Pernambuco, teve o telhado desabado após a instalação de energia solar e explicou sobre a importância de se levar em conta o peso das placas sobre o telhado das edificações. “Para evitar problemas como esse, exigimos um estudo de cálculo estrutural e uma certidão que ateste a capacidade do telhado para suportar a carga adicional dos painéis solares. Em algumas das instalações, foi necessário reforçar a estrutura das lojas para garantir a segurança da instalação. Também temos muito orgulho de estarmos entre as 10 empresas de energia solar mais bem avaliadas no Brasil pelos clientes”, explica. De acordo com Armbrust, são 200 avaliações de cinco estrelas nas plataformas “Google Meu Negócio” e “Google Maps”,

Uma dessas avaliações é do diretor da Tupan Home Center, Guilherme Carvalho, um dos responsáveis pela realização do projeto das usinas solares, que expressou sua satisfação com a empresa. “Desde o primeiro contato, fui atendido por profissionais extremamente qualificados que demonstraram domínio técnico e dedicação em compreender minhas necessidades específicas. O que mais me impressionou foi a rapidez com que os problemas foram identificados e solucionados, permitindo que eu começasse a economizar na conta de energia muito antes do que esperava. A equipe técnica foi pontual, organizada e manteve uma comunicação clara durante todo o processo. Os resultados são notáveis – já posso ver uma redução significativa na minha fatura mensal, exatamente como prometido durante a consultoria inicial”.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Preços dos módulos da China em baixa, mas nos EUA os preços sobem com as políticas tarifárias
02 maio 2025 Em uma nova atualização semanal para a pv magazine, a OPIS, uma empresa da Dow Jones, relata que os módulos TOPCon da China se mantiveram estáveis ent...