Com base nos dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Annel) compilados pela Solfácil, ecossistema de soluções solares, o Brasil superou a marca de 3,4 milhões de sistemas de energia solar conectados à rede elétrica até o mês de março. A maioria das novas conexões foi feita em residências, que já respondem por 81% do total de instalações neste ano — o maior percentual anual desde 2019.
Apesar do crescimento no número de instalações, a potência total instalada caiu 22% no primeiro trimestre de 2025, em comparação com o mesmo período do ano passado. A queda se deve ao anúncio de aumento nos preços de equipamentos importados, como inversores e painéis fotovoltaicos. Com receio de pagar mais caro, muitos consumidores anteciparam suas compras, o que gerou um pico nas vendas e, depois, um período de menor demanda para os integradores no fim de 2024.
Grande parte dos novos sistemas instalados têm potência entre 3 a 6 kWp, representando 47% das instalações. Segundo a Solfácil, isso reflete a facilidade de acesso aos sistemas de energia solar pelo público residencial, impulsionada pela oferta de financiamento em diversas regiões do país.
“A energia solar continua crescendo, puxada principalmente pelos consumidores residenciais. A tendência agora é que os sistemas de armazenamento ganhem mais espaço e ajudem o setor a crescer ainda mais nos próximos anos”, afirma o CEO e fundador da Solfácil, Fabio Carrara.
O estado de São Paulo lidera as instalações de energia solar no país, com 148 mil novas conexões nos últimos 12 meses. Em seguida, aparecem Mato Grosso (60 mil), Minas Gerais (57 mil), Rio Grande do Sul (48 mil) e Paraná (48 mil).
Já entre as cidades, Campo Grande (MS) aparece em primeiro lugar, com 11 mil novas conexões no último ano, seguida por Cuiabá (MT), com 10 mil, e Belém (PA), com 9 mil. A capital piauiense, Teresina, também se destaca com 8 mil novas instalações.
Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.
Ao enviar este formulário, você concorda com a pv magazine usar seus dados para o propósito de publicar seu comentário.
Seus dados pessoais serão apenas exibidos ou transmitidos para terceiros com o propósito de filtrar spam, ou se for necessário para manutenção técnica do website. Qualquer outra transferência a terceiros não acontecerá, a menos que seja justificado com base em regulamentações aplicáveis de proteção de dados ou se a pv magazine for legalmente obrigada a fazê-lo.
Você pode revogar esse consentimento a qualquer momento com efeito para o futuro, em cujo caso seus dados serão apagados imediatamente. Ainda, seus dados podem ser apagados se a pv magazine processou seu pedido ou se o propósito de guardar seus dados for cumprido.
Mais informações em privacidade de dados podem ser encontradas em nossa Política de Proteção de Dados.