Terremoto em Mianmar interrompe produção de wafer solar e cadeia de suprimentos global

Share

Da pv magazine Global

O grande terremoto que atingiu o centro de Mianmar no final de março interrompeu a cadeia global de fornecimento de energia solar, disse a JinkoSolar.

Um porta-voz do fabricante chinês de módulos disse à pv magazine que o terremoto de magnitude 7,7 teve um grande impacto no Oeste da China, a principal região produtora de wafer do país, que responde por cerca de 50% da capacidade total.

Os principais fabricantes de wafers suspenderam a produção devido a falhas de equipamentos, acrescentou a JinkoSolar, com reparos que devem levar várias semanas ou até meses.

A província de Yunnan e a prefeitura de Yibin, na província de Sichuan, sofreram os piores danos, com relatos de desligamentos de fornos e explosões que podem atrasar a produção por um longo período.

Espera-se uma escassez de wafer. A JinkoSolar observou que os preços do wafer já haviam subido quase 6,7% antes do terremoto, já que o pico da temporada de instalação solar estimulou o estoque.

“Analistas de mercado destacam que as interrupções do terremoto podem prejudicar os esforços contínuos para retomar a produção de wafer”, disse JinkoSolar. “Isso pode restringir ainda mais a oferta [e] provavelmente elevará os preços no curto prazo.”

A cadeia de suprimentos também sofreu perdas de infraestrutura. O colapso da ponte Ava em Mianmar, que liga Mandalay à fronteira China-Mianmar, interrompeu o transporte de materiais fotovoltaicos, incluindo pasta de prata e vidro. Os módulos fotovoltaicos enviados da província chinesa de Zhejiang para Mianmar agora estão sendo redirecionados por portos alternativos, uma mudança que deve aumentar os custos de transporte em cerca de 15%.

Os danos nas estradas em Yunnan e Sichuan aumentaram ainda mais os tempos de transporte interprovincial em 20% a 30%.

A JinkoSolar disse que falhas nas linhas de energia e interrupções logísticas também diminuíram a produção em partes da Mongólia Interior, com recuperação esperada em uma semana.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Estudantes paranaenses vencem olimpíada com projeto de limpeza de rios urbanos com energia solar
17 setembro 2025 Quatro alunas da 2ª série do Ensino Médio desenvolveram um protótipo para reduzir a poluição hídrica por meio da limpeza de rios urbanos utilizando ec...