Maior central fotovoltaica da Europa entra em funcionamento

Share

Da pv magazine Global

A empresa de investimentos alemã Hansainvest Real Assets inaugurou uma usina solar de 605 MW em Witznitz, perto de Leipzig, na Alemanha.

A instalação é atualmente o maior projeto fotovoltaico operacional da Europa. Antes de ser comissionada, a maior instalação solar da Europa era o projeto Núñez de Balboa, de 500 MW,  localizado entre os municípios de Usagre, Hinojosa del Valle e Bienvenida, na região da Extremadura, no sul da Espanha.

A desenvolvedora da usina de 605 MW, Move On Energy, instalará outros 45 MW no local até o verão de 2024. Demorou menos de dois anos para construir o projeto de Witznitz. A cerimônia de inauguração da instalação ocorreu em junho de 2022.

A Move On Energy implantou cerca de 1,1 milhão de módulos solares em 500 hectares da antiga mina de carvão marrom a céu aberto “Witznitz II”. Como parte do projeto, novas ciclovias foram criadas, além de cercas vivas ao redor da enorme usina.

A Hansainvest Real Assets também planeja testar “o uso agrícola paralelo na área abaixo dos módulos solares”. Existe uma área de teste de cinco a 10 hectares para este fim.

Em 2023, a empresa de investimento concluiu um PPA de longo prazo com a Shell Energy Europe para comprar energia solar da instalação.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Retrospectiva 2025: Desaceleração solar e aposta no armazenamento
22 dezembro 2025 Em 2025, pela primeira vez, as adições de geração solar no Brasil devem ser menores que no ano anterior, refletindo uma tendência global. Ao mesmo tem...