Ciclovias solares entram em operação na Holanda

Ciclovias solares entram em operação na Holanda

Share

Da pv magazine Global

A francesa Colas e a construtora holandesa BAM Royal Group encomendaram duas ciclovias equipadas com módulos fotovoltaicos na Holanda.

As ciclovias se estendem por 1.000 metros quadrados nas províncias de Brabante do Norte e Holanda do Norte.

A tecnologia do módulo fotovoltaico oferece uma eficiência de 21% por metro quadrado. As células solares são protegidas por uma multicamada de resina e a arquitetura elétrica foi projetada para reduzir a quantidade de fiação.

As duas ciclovias produzirão 160 MWh/ano de energia renovável durante o primeiro ano. Os dois projetos fazem parte de uma iniciativa lançada em 2018 pela Rijkswaterstaat, que faz parte do Ministério de Infraestrutura e Meio Ambiente da Holanda.

As estradas solares na Holanda já são conceitos conhecidos. Em 2016, uma ciclovia perto de Amsterdã foi equipada com painéis solares e outro foi construído em 2020, em Utrecht. No entanto, a efetividade e a viabilidade econômica de estradas solares permanecem controversos.

O governo holandês também está desenvolvendo o “Zon op Infra”, um plano para testar a viabilidade da produção de energia solar na infraestrutura rodoviária. O plano inclui a implantação de instalações solares ao longo de rodovias e em barreiras acústicas.

Devido à escassez de superfície, nos últimos anos institutos de pesquisa e empresas privadas têm tentado comprovar a viabilidade de projetos solares em terrenos não agrícolas, incluindo superfícies de água como diques, telhados, onshore e offshore.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.