Armazenar energia solar térmica concentrada através de partículas cerâmicas “em queda”

Share

Da pv magazine Austrália

A Organização de Pesquisa Científica e Industrial da Commonwealth da Austrália (CSIRO) aproveitou partículas cerâmicas submilimétricas para armazenar energia em um sistema térmico solar concentrado. Sua planta piloto no estado de Nova Gales do Sul atingiu com sucesso temperaturas de 803°C através deste método.

A agência disse que o novo conceito aumenta as temperaturas no processo de 500 C para 800 C, e possivelmente mais de 1.000 C. Isto é uma promessa para a descarbonização da indústria pesada, que pode exigir calor extremo para o processamento. Ele também supera algumas das limitações dos fluidos de transferência de calor tradicionalmente usados em tecnologias de energia solar térmica concentrada (CST), disse o CSIRO.

As partículas cerâmicas aquecidas podem armazenar energia na forma de calor por até 15 horas, acrescentou a agência governamental.

Apenas para recapitular rapidamente, as tecnologias térmicas solares concentradas (CST) utilizam espelhos para concentrar a luz solar, convertendo-a em calor, que pode então ser armazenado ou utilizado para gerar eletricidade.

Como funciona o método de partículas cerâmicas “em queda”

A CSIRO opera uma planta piloto da CST em Newcastle, Nova Gales do Sul, conhecida como CSIRO Energy Centre. Possui cerca de 400 espelhos. Neste centro de pesquisa, a equipe tem experimentado novas maneiras de armazenar sua energia solar concentrada, indo além dos fluidos de transferência de calor comumente usados, como sal fundido – que Wes Stein, Cientista Chefe de Tecnologias Solares do CSIRO, diz que só pode lidar com temperaturas de 600°C e 400°C respectivamente.

As partículas cerâmicas, por outro lado, podem suportar temperaturas superiores a 1000°C. “Essas partículas não apenas absorvem o calor do sol, mas também o armazenam, simplificando o sistema e reduzindo custos”, disse o CSIRO.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Empresas estudam participação no leilão de reserva de capacidade de 2025 e comentam condições propostas
11 outubro 2024 Fornecedores e investidores comentaram com a pv magazine sobre as condições iniciais sugeridas para a realização do leilão que contratará sistemas de...