Filipinas qualifica licitantes para leilão de 11,6 GW de energia renovável

Share

Da pv magazine Global

O Comitê de Avaliação e Prêmios de Leilões de Energia Verde (GEA-BEAC) do Departamento de Energia das Filipinas (DOE) publicou uma lista de licitantes qualificados para a Segunda Rodada de Leilões de Energia Verde (GEA-2).

“Um total de 339 das 378 inscrições de registro para diferentes tecnologias de energia renovável (ER) de 118 empresas foram consideradas em conformidade para continuar a participar no processo de licitação para os 11.600 MW de capacidades de RE oferecidas”, disse o GEA-BEAC em um comunicado. “O leilão a ser realizado em 19 de junho de 2023 terá três etapas correspondentes às metas anuais de instalação – 2024, 2025 e 2026. As instalações serão localizadas nas redes de Luzon, Visayas e Mindanao. Os licitantes qualificados terão um período de quarenta e cinco minutos para fazer e inserir seus lances para cada tecnologia [de energia renovável] para instalação no ano-alvo”.

Os desenvolvedores selecionados garantirão contratos de compra de energia de 20 anos.

No primeiro exercício de aquisição, concluído em junho de 2022, as autoridades alocaram 2 GW de capacidade de energia renovável, com 1,49 GW provenientes de energia solar.

O principal vencedor do leilão foi a Solar Filipinas Nueva Ecija Corp. (SPNEC), que garantiu três projetos fotovoltaicos com capacidades de 200 MW, 280 MW e 450 MW, na região de Luzon. Também ganhou um projeto solar de 300 MW na região de Visayas e um esquema de 200 MW na ilha de Mindanao.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.