Elgin aposta em crescimento do mercado de energia solar no Nordeste

Share

O crescimento do mercado de energia solar no Nordeste tem ampliado a atuação e os investimentos das empresas do setor fotovoltaico. A Elgin, fabricante e distribuidora de equipamentos fotovoltaicos e provedora de soluções nas áreas de climatização, refrigeração, iluminação, automação e costura, aposta no desenvolvimento e evolução de novos negócios no segmento solar nos estados nordestinos.

Segundo mapeamento oficial da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a geração própria de energia solar no Nordeste está em vias de atingir um marco de 4 GW de potência instalada, com investimentos acumulados que somam quase R$ 20 bilhões. A região possui atualmente 382,7 mil sistemas fotovoltaicos instalados, que abastecem cerca de 562 mil consumidores residenciais, rurais e empresariais, espalhados em mais de 1,7 mil municípios dos estados nordestinos.

De acordo com o levantamento da Elgin, de janeiro a abril deste ano, os consumidores nordestinos instalaram 575 MW em painéis solares nas casas, comércios, propriedades rurais e indústrias, um incremento de 14% em relação à toda potência instalada de energia solar na última década na região.

Por estas razões, a Elgin tem intensificado a sua penetração no Nordeste. Recentemente, a empresa apresentou na Intersolar Summit Nordeste, realizada em Fortaleza no mês de abril, novas soluções para o mercado, incluindo sua linha completa de tecnologias híbridas e o pré-lançamento do seu carregador para veículos elétricos.

Uma das novidades apresentadas na feira foi o inversor híbrido da marca, que integra uma linha com potências de 3 kW, 5 kW e 8 kW, prontos para atenderem tanto projetos residenciais quanto estabelecimentos comerciais de pequeno e médio porte. Adicionalmente, a empresa aposta na sua bateria de lítio para armazenamento energético, produto que vem tendo grande demanda na região.

Outro destaque para o mercado é o pré-lançamento carregador veicular elétrico Elgin EV Charger, que visa acompanhar as tendências globais de mobilidade elétrica e cidades sustentáveis.

O carregador de veículo elétrico da Elgin será ofertado em duas versões: monofásico 7,4 kW, com foco em residências, e trifásico 22 kW, mais adequado para estabelecimentos comerciais, como shoppings, grandes lojas, supermercados e condomínios empresariais. A novidade tem lançamento previsto para junho deste ano.

“Procuramos regionalizar nosso atendimento, para entregar soluções personalizadas, visando aumentar a proximidade e facilitar o dia a dia dos nossos parceiros. Nossa proposta é intensificar cada vez mais nosso relacionamento e fortalecer a parceria da Elgin com os integradores que atuam na região Nordeste”, explica Glauco Santos, diretor da Elgin Solar.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

O armazenamento de baterias na Espanha pode se tornar inviável acima de 32 GWh
22 janeiro 2026 Cientistas da Universidade de Sevilha desenvolveram modelos de otimização em tempo real que mostram que o armazenamento de eletricidade na Espanha pod...