Portugal, Croácia e Hungria enfrentam sanções Europeias por não promoverem as energias renováveis

Share

De pv magazine Global

A Comissão Europeia decidiu submeter Portugal, Croácia e Hungria ao Tribunal de Justiça da União Europeia por não apoiarem suficientemente o desenvolvimento da energia renovável. A comissão está solicitando a imposição de sanções financeiras aos três estados membros por não terem transposto a Diretiva de Energia Renovável da UE para legislação nacional.

Os 27 estados membros da UE foram obrigados a incorporar as diretivas da UE na legislação nacional até 30 de junho de 2021. Em maio de 2022, a comissão disse ter enviado pareceres fundamentados à Croácia, Alemanha, Hungria, Portugal e Romênia por não terem fornecido “informações claras e precisas em relação às quais as disposições nacionais transpõem cada disposição da diretiva”.

Também enviou pareceres ao Chipre, Grécia, Irlanda e Luxemburgo por terem “notificado apenas parcialmente” as medidas nacionais. A comissão deu a cada país dois meses para cumprir com a obrigação de transposição.

“Até hoje, a Croácia, Hungria e Portugal são os únicos três estados membros que não notificaram qualquer tabela de correlação ou documento explicativo especificando onde transpuseram cada disposição da diretiva. Portanto, a Comissão está encaminhando esses Estados membros ao Tribunal de Justiça da União Européia”, disse a Comissão Européia em uma declaração.

A Diretiva de Energia Renovável, adotada em 2018, fornece uma estrutura legal para o desenvolvimento da energia renovável em eletricidade, aquecimento, resfriamento e transporte durante a década atual. Ela estabelece uma meta vinculativa a nível da UE para 2030 de pelo menos 32% de energia renovável e inclui medidas para garantir que o apoio à energia renovável seja econômico. Também exige procedimentos administrativos simplificados para projetos de energia renovável.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Brasol recebe investimento de fundo da BlackRock
Incerteza regulatória para geração distribuída repele capital estrangeiro, alerta CEO da Brasol
03 novembro 2025 Há mais vendedores que compradores de ativos operacionais e muitos dos grandes players da GD, que poderiam ser consolidadores naturais no mercado de M...