Aproveitando este momento em que o Governo Federal estuda a implantação de um Programa Social de Energia Solar, juntamos forças para sistematizar as experiências da Revolusolar e de outras iniciativas, mapeando desafios e boas práticas.
A partir desse levantamento elaboramos um documento com propostas para o futuro programa do governo federal. No dia 21/03 realizamos uma oficina de construção coletiva que contou com a presença de lideranças sociais, representantes de instituições, ONGs, empresas de energia e do poder público para ampliarmos o escopo dessas sugestões, que foram incorporadas ao documento. Agora estamos em Brasília entregando estas propostas em uma agenda de reuniões com ministérios do Governo Federal e o Congresso Nacional.
Em uma semana bastante produtiva, conversamos com membros do Ministérios de Minas e Energia, da Casa Civil, do Meio Ambiente e Mudança no Clima e do Planejamento e Orçamento, além de deputados federais.
Podemos disponibilizar material ilustrativo (fotos e vídeos) da oficina, que foi realizada no Circo Crescer e Viver, no Rio de Janeiro, e das agendas na capital federal. Estamos disponíveis para pedidos de entrevista onde poderemos fornecer esclarecimentos adicionais sobre estas ações e sobre os próximos passos a partir de agora.
Sobre a Revolusolar
A Revolusolar é uma associação privada sem fins lucrativos fundada há 7 anos na favela da Babilônia, no Leme, Rio de Janeiro, com o objetivo de promover o desenvolvimento comunitário sustentável a partir da energia solar. Nossa metodologia de atuação, que denominamos de Ciclo Solar, se inicia com uma pesquisa de diagnóstico aplicada por moradores locais capacitados pela própria Revolusolar, que coleta informações sobre aspectos demográficos, socioeconômicos e de acesso à energia. Em seguida, promovemos ações educativas e culturais, com crianças, jovens e adultos, sobre energia solar e sustentabilidade (realizadas por professores e comunicadores locais, capacitados para tal). Na etapa seguinte, capacitamos jovens e adultos locais como eletricistas, instaladores solares, gestores e comunicadores. Esses profissionais atuam na implantação, promovida pela Revolusolar, de sistemas de energia solar e, posteriormente, na operação e manutenção das usinas.
Sobre o IEI Brasil
O International Energy Initiative (IEI) é uma organização internacional, não-governamental, independente e sem fins lucrativos. Formalmente criada nos Estados Unidos em 1991, possui escritórios regionais na América Latina (atual IEI Brasil) e Ásia, onde conta, em cada um deles, com uma equipe de destacados profissionais. Para cumprir seus objetivos, o IEI Brasil utiliza as seguintes estratégias com foco nos países em desenvolvimento: disseminar uma abordagem na qual o nível e a qualidade dos serviços energéticos oferecidos são tomados como medidas de desenvolvimento, mais do que a magnitude do consumo e suprimento; melhorar os serviços energéticos por meio de medidas de eficiência energética do lado da demanda e aumento no uso de tecnologias mais limpas; garantir que as reformas de mercado e a liberalização das indústrias de energia elétrica e de petróleo sejam acompanhadas por medidas que expandam e garantam a provisão de benefícios públicos; realizar esforços para inserir os importantes aspectos para promoção da energia sustentável nas questões políticas, de regulamentações, institucionais, de financiamentos e de gerenciamento; iniciar e fortalecer a capacidade de análise, troca de informações, discussão e implantação de projetos na área de energia.




