Paranaense L8 Energy participa de série sobre a transição energética mundial

Share

A L8 Energy, empresa paranaense especializada na industrialização e distribuição de sistemas fotovoltaicos, foi uma das escolhidas para participar da série documental “Expedição Solar”, produzida pelo StudioMotion Filmes para plataformas de streaming. A produção percorreu sete países diferentes para resgatar a evolução das energias renováveis e trazer as principais inovações desenvolvidas ao redor do mundo.

Além do Brasil, as gravações foram realizadas na Alemanha, China, Emirados Árabes Unidos, Japão e Estados Unidos e em cada episódio o espectador vai conhecer mais sobre a matriz energética e as soluções adotadas em cada país. E para celebrar o lançamento da série, a L8 realiza uma sessão de pré-estreia para convidados em Curitiba, no próximo dia 11.

“Ficamos muito felizes de participar desta produção ao lado dos principais fabricantes e distribuidores do mundo. Além da nossa central de distribuição em Quatro Barras (PR), também visitamos uma das nossas usinas solares no interior de Minas Gerais, demonstrando como funciona uma planta solar na prática”, explica Leandro Kuhn, CEO da L8 Group.

A empresa é uma das principais distribuidoras de equipamentos fotovoltaicos do Brasil e nos últimos anos vem investindo no desenvolvimento de novas tecnologias. Uma das soluções é a Telha Solar L8, que pode ser incorporada ao projeto arquitetônico, promovendo a cobertura do imóvel ao mesmo tempo que gera energia. A tecnologia CIGS empregada na telha possibilita um melhor aproveitamento da luminosidade, é mais resistente e gera a mesma energia que os módulos tradicionais mais modernos.

Além disso, a empresa inaugurou em 2023 uma Central de Assistência Técnica de inversores fotovoltaicos. Trata-se de um laboratório que faz a análise e manutenção de equipamentos que já estão em uso em todo o Brasil. Com profissionais altamente qualificados, a central atende todas as marcas disponíveis no mercado e já foi certificada como Assistência Técnica Autorizada da Growatt e da Fronius, e está em fase de homologação junto à Sungrow.

“Esses investimentos em novas tecnologias e no atendimento às demandas da cadeia de suprimentos do setor fotovoltaico contribuíram para que pudéssemos fechar 2023 com crescimento de 20%, mesmo com as oscilações negativas registradas no setor no primeiro semestre deste ano’, destaca Guilherme Nagamine, diretor da L8 Energy.

O Brasil é um dos maiores produtores de energia limpa do mundo e, segundo o relatório de investimentos da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD), o país liderou a atração de investimentos internacionais no setor nos últimos sete anos. Dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), divulgados em novembro, apontam que a potência instalada dos sistemas fotovoltaicos chegou a 34 GW no Brasil, respondendo por 16% da matriz energética brasileira, atrás apenas da energia hídrica, que detém 50% do mercado.