Levantamento da Associação Brasileira de Armazenamento de Energia (Absae) aponta que o mercado brasileiro de armazenamento com baterias poderá movimentar cerca de R$ 77 bilhões até 2034, com 72 GWh de capacidade instalada. Só em 2024, a capacidade instalada do armazenamento no Brasil cresceu 200% em relação a 2023, de acordo com pesquisa da consultoria Greener. Ou seja, há um caminho promissor para os empreendedores de solar e armazenamento de energia para os próximos anos. Contudo, para que esse mercado favorável e se reverta em um negócio promissor, é fundamental que esses profissionais estejam capacitados para acompanhar, entender seu funcionamento e como as inovações tecnológicas podem atender às necessidades desse consumidor brasileiro ávido por segurança energética.
Conhecimento itinerante
Para qualificar integradores solares de todo o Brasil, a SolaX Power percorre todo o país, desde 2024, com o SolaXP, que oferece capacitação gratuita a esses profissionais. No mês de outubro, esses treinamentos, que contabilizam mais de dois mil participantes, estarão em três capitais da região Nordeste – Natal (13), Recife (15) e Salvador (17). As inscrições devem ser efetuadas nos links abaixo:
Natal – SOLAXP EM NATAL: Domine o Mercado de Sistemas de Armazenamento em Natal – Sympla
Recife – SOLAXP EM RECIFE: Domine o Mercado de Sistemas de Armazenamento em Recife – Sympla
Salvador – SOLAXP EM SALVADOR: Domine o Mercado de Sistemas de Armazenamento em Salvador – Sympla
O treinamento é conduzido pela equipe da SolaX Power, que aborda desde questões de mercado até o funcionamento dos mais modernos equipamentos que integram os sistemas de armazenamento, incluindo atividades práticas.
“Apagões são cada vez mais frequentes no Brasil, por exemplo, o último que atingiu a região metropolitana de São Paulo e deixou milhares de pessoas sem energia. E são essas interrupções frequentes um dos principais impulsionadores do mercado de armazenamento em baterias, já que esta é uma solução eficaz e que tem se tornado cada vez mais viável para que todos os setores da sociedade, desde apartamentos, residências, comércios e indústria, não sofram os prejuízos dessa recorrente falta de energia”, explica o gerente de marketing da SolaX Power, Valdo Mendes.