A fintech Meu Financiamento Solar, especializada em financiamento para projetos de energia solar no Brasil, e o Banco BV reúnem, em Cuiabá, no Mato Grosso, profissionais e empreendedores do setor para discutir avanços e oportunidades no mercado fotovoltaico na região e no país.
O evento, que acontece no dia 10 de maio, às 17h, no Tavalera Restaurante, terá a presença de cerca de 60 representantes do segmento de energia solar, entre distribuidores de equipamentos e integradores (empresas de projetos e instalação de painéis solares em telhados). Na ocasião, a fintech e o banco BV, uma das maiores instituições do País e líder em financiamento de painéis solares, apresentam um novo produto financeiro destinado a aquisição de carregadores de veículos elétricos, tanto para uso residencial quanto para estabelecimentos comerciais.
A proposta é atender proprietários de painéis fotovoltaicos, de veículos elétricos e híbridos e consumidores em geral que buscam novas soluções energéticas e sustentáveis para suas residências, empresas e meios de transporte. “O desenvolvimento de soluções é o pilar principal do DNA da empresa, que vem da economia digital com foco no cliente e nas tendências de mercado na área de sustentabilidade”, comenta Carolina Reis, diretora do Meu Financiamento Solar.
O encontro em Cuiabá, denominado Sunset, será comandado pela head de negócios do Meu Financiamento Solar, Iasmym Jorge, com o objetivo de estreitar o relacionamento com os empresários parceiros da região e discutir sobre o futuro do setor solar no Brasil, incluindo as oportunidades e desafios do mercado para este ano.
No dia seguinte ao encontro, representantes da fintech e empresários do setor participam do Absolar Meeting Centro-Oeste, evento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) que discute as novas oportunidades de negócios e investimentos para as companhias do segmento, tanto no âmbito nacional quanto no desenvolvimento regional.
A proposta do Absolar Meeting Centro-Oeste, que conta com a fintech Meu Financiamento Solar como anfitriã, é colaborar com as empresas na geração de novos negócios e atualização profissional, bem como ampliar o relacionamento e o networking entre fornecedores, integradores, fabricantes e clientes que compõem a cadeia produtiva da energia solar no Pará e no País.
Segundo dados da Absolar, o Mato Grosso possui mais de 77,2 mil conexões operacionais de energia solar em telhados e pequenos terrenos, espalhadas por 141 cidades. Atualmente são mais de 89,2 mil consumidores de energia elétrica que já contam com redução na conta de luz, maior autonomia e confiabilidade elétrica.
Desde 2012, a modalidade já proporcionou ao Mato Grosso a atração de mais de R$ 5,3 bilhões em investimentos, geração de mais de 31,7 mil empregos e a arrecadação de mais de R$ 1,4 bilhão aos cofres públicos. O estado possui 1,05 gigawatt (GW) em operação nas residências, comércios, indústrias, propriedades rurais e prédios públicos