A Connectoway Solar lançou o e-book Portaria 515/2023: entenda por que o AFCI agora é obrigatório no Brasil. A publicação atualiza clientes, parceiros e interessados em geral a respeito da prevenção dos riscos de arco elétrico e da conformidade aos padrões técnicos e legais. O e-book está disponível gratuitamente e serve como um guia prático sobre o que é arco elétrico, quais falhas podem provocá-lo, quais são os riscos e, principalmente, como se adequar às novas diretrizes legais.
De acordo com o Head da Connectoway Solar, Luzer Oliveira, a publicação faz parte da política da empresa de divulgação técnica e capacitação dos diferentes setores nos quais atua. “A Connectoway Solar tem uma relação técnica e comercial com seus clientes, parceiros e com o mercado de uma forma geral. Entendemos que o nosso papel também é de fornecer conhecimento para os nossos integradores com treinamentos, convenções e o e-book é uma das nossas iniciativas”, analisa Luzer Oliveira.
O e-book está totalmente atualizado em relação à Portaria 515, que o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) publicou no final do ano passado. Embora seja um guia técnico, é de fácil compreensão, ilustrado com fotos e diagramas, além de contar com links ativos, fundamentais para os interessados em aprofundar os temas abordados.
Sistemas fotovoltaicos são geralmente seguros, mas existem alguns riscos. A melhor forma de prevenção é ter muita atenção aos equipamentos utilizados, profissionais e protocolos de segurança. Os equipamentos devem ter marca reconhecida, homologação e garantia. Os profissionais devem ser qualificados e seguir todos os protocolos técnicos e preceitos da ABNT.
Publicada em novembro de 2023, a Portaria 515 estabelece o prazo de doze meses para que os fabricantes de inversores e microinversores, acima de 120V e 20A de corrente de entrada, tenham AFCI (Interruptor de Corrente de Falha de Arco, em português). O e-book informa que a Connectoway Solar tem disponível equipamentos Huawei já adequados à normativa.
A Portaria do Inmetro é um reforço na segurança dos sistemas fotovoltaicos nacionais e uma atualização da nossa legislação ao que outros países já estabeleceram. O AFCI protege a geração de energia solar do estabelecimento de arco elétrico, que pode ser causado por falhas simples ou complexas nos equipamentos ou provocadas por erro humano. O mais comum, aponta o e-book, é haver falhas por erro humano – como conexões mal apertadas –, defeitos nos equipamentos, fios danificados, danos mecânicos, interrupção súbita de corrente, excesso de poeira ou de umidade.
Há falhas na operação e na manutenção que podem causar o arco elétrico, como a falta de manutenção preventiva, surtos de tensão causada por evento externo, sobrecarga nos circuitos e falhas nos dispositivos de segurança. O e-book também explica os tipos de arcos elétricos que podem ocorrer, sempre em linguagem objetiva e com imagens de apoio para facilitar o entendimento de qualquer tipo de leitor.
O e-book está disponível no link da Connectoway Solar. São 22 páginas diagramadas de maneira a atender tanto um leitor técnico como um integrador especializado em busca de dados ou um leitor leigo no assunto, por exemplo, um pequeno empresário à procura das primeiras informações sobre sistema fotovoltaico.