Ceará avança em direção a uma política estadual de hidrogênio verde e seus derivados

Share

No dia 15 de abril, a Câmara Setorial de Energias Renováveis – uma divisão da Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece) –, presidida pelo industrial Jonas Becker, elaborou um projeto de lei para criar uma Política Estadual de Hidrogênio Verde (H2V) e seus derivados. A minuta foi solicitada por Salmito Filho –secretário de Desenvolvimento Econômico do Ceará – e será submetida à apreciação do Governo do estado ainda esta semana.

“A indústria verde não é apenas uma tendência, mas um requisito necessário para alcançar um mundo mais sustentável”, diz Jurandir Picanço, consultor de energia da Federação das Indústrias do Ceará (FIEC) e um dos palestrantes convidados do Intersolar Summit Brasil Nordeste, que acontece no Centro de Eventos de Fortaleza.

Picanço destaca que a criação de uma política estadual de hidrogênio verde e seus derivados trará muitos benefícios não só para a economia cearense, mas para todo o país, pois a produção de H2V gerará empregos e oportunidades de negócios, além de contribuir para a descarbonização de setores como fabricação, transporte e geração de energia.

“O hidrogênio verde se tornou uma opção promissora no esforço de descarbonizar a economia. A elaboração de uma lei estadual é mais um passo para a criação de uma lei federal para desenvolver e regulamentar a produção, comercialização e uso de energia limpa no Brasil, a fim de promover a redução das emissões de gases de efeito estufa e contribuir para mitigar as mudanças climáticas em todo o mundo mundo”, diz o consultor.

Jurandir Picanço, da FIEC, é palestrante convidado do Intersolar Summit Brasil Nordeste –maior evento de energia solar do Nordeste brasileiro– que começou às 14h do dia 18 de abril no Centro de Eventos do Ceará para trazer os principais especialistas do setor sob o mesmo teto por dois dias. Picanço participa de um painel sobre Políticas Públicas para o Hidrogênio Verde, às 17h15 desta quarta-feira, 19, ao lado de Mônica Saraiva Panik, diretora de Relações Institucionais da Associação Brasileira de Hidrogênio Verde (ABH2).

A Cúpula contará com mais de 25 palestrantes que discutirão tópicos importantes sobre energia solar, incluindo políticas, desafios legais e estruturas regulatórias, bem como soluções de integração de rede e financiamento. A modernização do setor elétrico, o desenvolvimento e produção de H2V, além do armazenamento de energia e as perspectivas da geração solar centralizada, incluindo mercados livres e regulados, são alguns dos temas que serão abordados no evento.

Será realizada uma exposição lado a lado, e o evento como um todo proporcionará uma oportunidade para empresas e investidores conhecerem as principais tendências e inovações em tecnologia solar e interagirem com potenciais parceiros e clientes.
expositores

A ampla lista de empresas expositoras inclui Aldo Solar, CCM Solar do Brasil, CGB Energia, CHINT, Clamper, Connectoway, Conte Solar, Delos Energy Supplies, Elgin, Fortlev Solar, Fotus Distribuidora Solar, Genyx Solar Power, JNG, Meu Financiamento Solar, Nansen, Serrana Solar, SolarZ, Solfácil, Sou Energy Solar, Sunred Energy e WEG.

Organizadores

O Intersolar Summit Brasil Nordeste é organizado pela Intersolar South America – a maior exposição e conferência da América Latina para a indústria solar: Solar Promotion International GmbH, Pforzheim, Freiburg Management and Marketing International GmbH (FMMI) e Aranda Eventos & Congressos Ltda, São Paulo.